EnglishEspañolPortuguês

Vítimas da superioridade

6 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

No atual contexto mundial, em meio às contradições e às incertezas que afetam a humanidade, a viagem evolutiva da vida sobre a terra traz em sua bagagem novos desafios e profundas reflexões a respeito da superação de determinados dogmas e paradigmas.Trata-se de um processo de transformação cultural inerente à trajetória do homem neste mundo.

Um dos maiores desafios do bicho-homem será o de reformular a sua visão e a sua postura frente à natureza e aos demais seres vivos do planeta. E isso passa necessariamente por uma reflexão e um reordenamento da filosofia, do direito, dos valores morais e dos princípios éticos e religiosos de nossa civilização. É necessário rever e mesmo romper com toda uma tradição antropocêntrica, herança do pensamento judaico-cristão, do humanismo renascentista e do iluminismo.

Movido pela crença de que é o rei da criação, a obra-prima de Deus, e que lhe foi outorgado o domínio sobre as demais criaturas, o homem se vê livre para aprisioná-las, torturá-las, escravizá-las e destruí-las. Não importa que elas tenham as mesmas necessidades físicas (naturais) do homem, que tenham sentimentos, que sintam dor e que sofram na hora em que são mortas. Para com estas indefesas vidas o crente não se sente obrigado em estender os mesmos sentimentos que ele deve ter para com os seus semelhantes e que estão fundamentados nos princípios de sua fé e crença. Sentimentos como a solidariedade, a compaixão, o amor, a bondade e a empatia não existem somente para que sejam compartilhados entre os humanos. Aliás, os animais já demonstraram que o verdadeiro olhar do coração não vê as diferenças com indiferença.

No campo da filosofia, os princípios éticos da cultura ocidental e a própria formação do direito individual e do contrato social excluíram e subjugaram os animais, considerados seres inferiores. Novamente o antropocentrismo, motivado também pelo fato de o homem considerar-se o único ser inteligente do planeta, desconhecendo as diferentes formas de inteligência. Daí, a ideia da superioridade humana, que no viés religioso se dá pela crença de que o homem é o único ser dotado de alma. É bom lembrar que, no início do século XVI, muitos europeus que chegaram à América duvidaram da existência de alma nos indígenas, tornando-se necessária a intervenção do Papa Paulo III através da Bula “Veritas Ipsa”, de 1537.

O mesmo discurso da superioridade também serviu para manter a escravidão negra até o século passado. E, sob outra forma, sustentou o domínio do homem sobre a mulher (“ser inferior, de pouca inteligência”) até pouco mais da metade desse século.

Os animais são as últimas vítimas que merecem ser libertadas do discurso da superioridade.

Você viu?

Ir para o topo