EnglishEspañolPortuguês

Programa em escolas conscientiza crianças sobre os direitos animais

22 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen  (da Redação – Argentina)

Segundo o jornal La Mañana Neuquen, “Todos por las mascotas”, o programa impulsionado pela Defensoria do Povo da Associação “Los Amigos del Perro” (ALAP), que foi criada em 2008 e que hoje chegou a um total de 2.500 crianças de escolas do ensino infantil, em Neuquen, na Argentina, já visitou, até hoje, 22 escolas e participou de 117 graduações.

“O eixo principal do programa é aprofundar na importância da esterilização de animais. Para tal, utilizamos material audiovisual contando um pouco sobre a superpopulação de cães e gatos na cidade e contamos também sobre a linguagem e conduta dos animais, o que tem muita receptividade por parte das crianças”, contou Viviana Barría, uma das professoras do programa.

Foto: ALAP / Repodução

O método

No total, são quatro pessoas que vão às escolas e a ideia é que se reproduza nos lares o que foi discutido em sala de aula. “Considerando-se que as crianças levam o material informativo para compartilhar com suas famílias, a população alcançada por este programa durante seus 3 anos de vigência supera as 10 mil pessoas”, explica Barría.

Participação

Barría conta que, além de boa receptividade dos alunos, “todos querem participar, contar histórias, por isso, para favorecer a continuidade do trabalho nas aulas, entrega-se aos professores, material didático sobre o tema”.

O programa teve início em abril de 2008, quando 532 crianças foram conscientizadas, meta alcançada também em 2009, mesmo com os problemas dos grêmios estudantis e a crise da gripe H1N1, que impediram aumentar o número de palestras. “Até hoje, já trabalhamos com 1.389 alunos, e o aumento do número de professores permitiu aumento nos turnos escolares”.

Além disso, no contexto do programa, são organizadas campanhas em via pública, como a que foi realizada em outubro do ano passado, com a instalação de um globo no monumento de San Martin, onde foram expostos trabalhos realizados nas escolas, foram projetadas imagens sobre esterilização e se apresentaram animais para adoção, assim como alguns animais que foram adotados pelo público que visitou o local.

Você viu?

Ir para o topo