EnglishEspañolPortuguês

Governo federal proíbe o uso de vacinas contra raiva do laboratório Bio-Vet que matou cães e gatos

30 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

O governo federal decidiu proibir o uso da vacina contra raiva animal fabricada pelo laboratório Bio-Vet.  O produto, usado na campanha de imunização de cães e gatos promovida pelo Ministério da Saúde, provocou reações adversas e mortes de muitos animais. De acordo com uma nota técnica dos ministérios da Saúde e da Agricultura, testes revelaram resultados insatisfatórios sobre os efeitos a serem provocados pela vacina.

A vacinação nacional contra raiva estava suspensa desde outubro, após o registro de mortes e reações adversas em animais vacinados, como hemorragia e dificuldade de locomoção. Os ministérios determinaram que as secretarias de Saúde incinerem parte das vacinas. Outras unidades serão recolhidas pelo laboratório.

A campanha de vacinação deverá ser retomada somente em 2011, sem data definida. O Ministério da Saúde receberá 3 milhões de doses da empresa para ações esporádicas. Conforme dados dos ministérios, 637 cães e gatos apresentaram efeitos adversos depois de terem sido vacinados, sendo 41,6% considerados graves.

O Ministério da Agricultura reiterou que as vacinas foram testadas pelos laboratórios oficiais antes de serem usadas na campanha, quando não foram detectadas falhas. A vacina do Bio-Vet passou a ser usada na edição deste ano da campanha.

Você viu?

Ir para o topo