EnglishEspañolPortuguês

Família se muda e abandona dois cães presos sem água e sem comida em residência

30 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Dois cães estão há três semanas presos numa varanda sem água e comida numa casa em Portugal. A família, responsável pelos animais, mudou de casa, deixando os cachorros abandonados. Um gato foi despejado na rua. Os vizinhos estão “revoltados” e  até já chamaram a Polícia.

Rita Nogueira, 57 anos, desabafa, ao JN, com a voz embargada: “É uma situação que corta o coração. Quem abandona animais é capaz de tudo!”. Há três semanas que a residente em Rio Tinto, Gondomar, “soube por um vizinho que dois cães estavam ao abandono numa varanda” e logo tentou “ajudar a resolver a situação”.

“Chamamos a PSP e a Polícia Municipal e falamos, inclusive, com a veterinária da Câmara de Gondomar”, confirmou, Rita Nogueira, indignada com o fato “de nada ter sido feito na prática”.

“Através de uma fresta da janela uns vizinhos conseguiram dar comida seca aos bichos, mas estavam morrendo de sede”, acrescentou a moradora.

Como a família, que abandonou os dois cães, morava num primeiro andar, a solução dos moradores  passou por colocarem uma escada até à janela. “Os bichos estavam com tanta sede que num instante beberam três litros de água”, contou, Maria Madalena Moreira, de 60 anos.

Do relato dos vizinhos consta “uma varanda cheia de fezes dos animais e dois cães esfomeados em que se veem as costelas”.

Leonor Marques, que cuja parede da residencia divide com a casa onde os bichos estão sozinhos, lamenta a “pouca sorte” dos cães. “Há dias ainda os ouvia a ladrar, mas já devem estar tão doentes que nem se mexem”, confessou.

“Na passada terça-feira, depois da intervenção da Polícia, a responsável pelos animais ficou de vir entregar a chave de casa. Até hoje”, lamentou a moradora.

Na rua, Leonor Marques, juntamente com outra vizinha, cuida de um gato que também foi abandonado pela mesma família. “As pessoas que deixam animais  abandonados deveriam ser castigadas”, sublinhou.

Fonte da Câmara de Gondomar afirmou que a veterinária do Município “confirmou na semana passada que os animais tinham comida e se encontravam bem”. A mesma fonte, adiantou que “a proprietária iria ceder a chave de casa a um vizinho e assinar um documento para entrega dos cães ao canil municipal”.

Fonte: Jornal de Notícias

Você viu?

Ir para o topo