EnglishEspañolPortuguês

Estudo revela que coalas podem ser os marsupiais mais seletivos

30 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
A evolução dos coalas fez com que se alimentem quase que apenas em eucalipto (Foto: Getty Images)

Um estudo da Universidade Nacional da Austrália e do Instituto de Pesquisa Macaulay, na Escócia, indica que os coalas podem ser os marsupiais mais seletivos existentes no mundo. O estudo, publicado na revista Ecology, aponta que a preferência na alimentação dos coalas, que praticamente só se alimentam nas folhas de eucaliptos, ajuda a desenvolver um novo método que pode colaborar no mapeamento de habitats por ecologistas. As informações são do site Science Daily.

A evolução dos coalas fez com que se alimentem quase que apenas em eucaliptos. A escolha da folha que comerá depende de vários fatores, como o sabor, por exemplo.

Os estudiosos coletaram e analisaram folhas de todas as árvores disponíveis para os coalas em uma floresta de eucaliptos na Austrália, usando um espectroscópio com infravermelho. Para definir a palatabilidade dos coalas, eles testaram as folhas com coalas em cativeiro e gravaram quanto cada um comeu: os animais comeram menos as folhas com mais componentes químicos.

Depois, os cientistas visitaram a floresta de eucaliptos anteriormente estudada e observaram se os coalas soltos na natureza possuíam as mesmas preferências dos capturados. Além de confirmar que esta preferência é verdadeira, foi detectado que o sabor e o tamanho das folhas são fatores determinantes, mas também que árvores cercadas por árvores menores ou árvores com folhas menos saborosas são mais visitadas pelos coalas.

Fonte: Terra

Você viu?

Ir para o topo