EnglishEspañolPortuguês

Peixes encolhem durante o inverno rigoroso

28 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Hypescience

Segundo uma nova pesquisa, os peixes podem se encolher durante invernos muito rigorosos. Baseados na Noruega e na Finlândia, os cientistas descobriram que trutas marrons jovens reduziram o comprimento do corpo em até 1 centímetro durante o inverno, uma retração de aproximadamente 10%.

Segundo os pesquisadores, isso pode ser uma forma de ajudar os peixes jovens a economizar energia em uma época que o alimento é escasso.

Este raro fenômeno já foi visto anteriormente em alguns pequenos mamíferos, como musaranhos, e em lagartos. O exemplo mais dramático é o da iguana marinha, um réptil de sangue frio (ou ectotérmico) que vive no arquipélago de Galápagos. Cientistas observaram que ele chega a encolher até 20% do seu comprimento ao longo dos anos do El Niño, quando a disponibilidade de alimentos diminui drasticamente devido ao aumento considerável da temperatura.

Mas este é o primeiro estudo a mostrar que peixes podem encolher. Os pesquisadores descreveram como isso ocorre. A condição que leva a essa retração foi chamada de “anorexia de inverno”, na qual o apetite diminui drasticamente ao longo do “período de transição” do outono.

Com informações do Hypescience

Você viu?

Ir para o topo