EnglishEspañolPortuguês

Projeto Mucky, em SP, comemora 25 anos com lançamento de livro sobre macacos resgatados

26 de novembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Fátima Chuecco (da Redação)

O Projeto Mucky, que mantém cerca de 200 pequenos primatas vítimas do tráfico de animais, queimadas e maus-tratos, está comemorando 25 anos de existência e marcará a data com o lançamento de livros infanto-juvenis que contam a história dos primeiros macaquinhos resgatados: Mucky – O Sagui e Ramati – O Bugio, de autoria de Lívia Botár (fundadora da ONG) e ilustrações de Rogério Coelho e Osiris Junior. o livro infatil A Força da Natureza completa a trilogia mostrando a importância de se preservar o planeta.

Projeto Mucky comemora 25 anos de existência

O Projeto Mucky iniciou seu trabalho em 1985. Instalado numa área de 20 mil m² no município de Itu (Interior de São Paulo) a Instituição é registrada no IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) como um Projeto Conservacionista e conta com o reconhecimento de organizações Internacionais como a WSPA – World Society for the Protection of Animals (Reino Unido) e Fondation Brigitte Bardot (França).

“Resgatar e recuperar saguis do tráfico de animais silvestres é de extrema importância. O Brasil não vem conseguindo conter o acelerado processo de extinção de espécies da fauna nativa, mesmo com as ações repressivas. A WSPA faz um forte trabalho de conscientização, com campanhas específicas sobre o tema, para sensibilizar a população sobre a manutenção de silvestres em cativeiros como animais de estimação. A nossa missão interage de forma muito harmônica com os propósitos do Projeto Mucky, inclusive, envolvendo o público com questões referentes ao bem-estar animal”, destaca Antônio Augusto Silva, diretor da WSPA Brasil.

Os macacos chegam ao Projeto Mucky muito machucados, com sequelas físicas e emocionais. Além disso, muitos sofrem amputação de membros e cauda, impedindo que retornem ao seu habitat natural.

Por isso é necessária a manutenção dos pequenos primatas num santuário onde viveiros reproduzem o ambiente dos micos e bugios na medida do possível. A ONG não é subsidiada pelo governo e vive de doações e associados.

O lançamento da trilogia carrega a esperança de se angariar mais fundos e, ao mesmo tempo, divulgar o trabalho da equipe Mucky que trabalha 24h pelos primatas brasileiros. Os livros podem ser adquiridos nas livrarias a partir de 4 de dezembro (data do coquetel de lançamento na Saraiva). É uma grande chance de comprar um presente ecológico e solidário. Todos os livros são confeccionados em papel reciclado Ecomillenium da Tetra Pak e com parte didática falando de saguis e bugios, ilustrada com fotos dos “hóspedes” do santuário. Preço: Mucky e Ramati R$ 25 e A Força da Natureza R$ 20. Saiba mais sobre o Mucky acessando www.projetomucky.com.br .

Serviço:

LançamentoTrilogia Mucky em comemoração aos 25 Anos da entidade
Saraiva MegaStore do Shopping Ibirapuera (SP)
Dia 4/12, sábado, das 15h às 18h

Coquetel vegetariano
Pintura facial nas crianças
Exibição de videos sobre o santuário dos macacos
e guarda responsável de animais
Entrada franca

Você viu?

Ir para o topo