EnglishEspañolPortuguês

Voluntários dão um novo lar a animais do CCZ de Campinas

25 de novembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Em dois anos, organização não governamental Gavaa encaminhou 200 cães e gatos à adoção em Campinas

Desfile anual com mascotes recuperados e adotados mostra os bons resultados obtidos pela iniciativa (Foto: ANN)

Encontrar um lar, dar uma família e a oportunidade de receber carinho. Esse é o objetivo de um grupo de voluntários que desde 2008 se dedica a amparar animais abandonados, vítimas de maus-tratos e de abusos que constituíram a organização não governamental (ONG) Grupo de Apoio Voluntário aos Animais Abandonados (Gavaa). Há dois anos, o trabalho iniciado por quatro amigas se dedica a encaminhar cães e gatos do Centro de Controle Zoonozes de Campinas (CCZ) para adoção.

Chocadas com as condições dos animais abrigados pelo CCZ, as mulheres deram início ao projeto que hoje já encaminhou pelo menos 200 animais. “Hoje, o CCZ já está em melhor condições, mas, naquela época, não havia estrutura miníma para atender os animais. A ração era muito ruim, faltavam remédios e um lugar adequado. Ficamos muito sensibilizadas e demos início a uma campanha para amenizar o sofrimento daqueles animais”, conta Regina Valverde, arquiteta.

Já na primeira empreitada, depois da visita, todos os 40 animais que estavam no CCZ foram adotados e o trabalho começou a ganhar força e novos adeptos. Atualmente, são quase 30 voluntários que trabalham nas feirinhas de adoção, no acolhimento temporário de animais e na arrecadação de ração, remédios e material de higiene. “Eu sempre quis me dedicar a algum tipo de trabalho voluntário que prestasse auxílio a animais, mas não tive nenhum retorno quando procurei algumas instituições da região. Quando soube da Gavaa e eles demonstraram precisar muito de ajuda, passei a integrar o grupo e me sinto muito recompensado com o trabalho”, afirma o voluntário Nilton Gonçalves Júnior.

Além do incentivo à adoção e do acolhimento temporário, o trabalho da organização consiste na conscientização da sociedade sobre os cuidados com os animais e a posse responsável. “Muita gente compra um cachorrinho sem pensar no que isso realmente significa. O abandono é muito comum, especialmente no final do ano, quando as pessoas saem de férias e não têm com quem deixar os bichos. Elas simplesmente os jogam na rua”, afirma a advogada Angela Pecini Silveira.

Segundo a advogada, além de causar grande sofrimento ao animal, que não tem onde se abrigar e se torna presa fácil para agressores, o abandono torna-se um problema social. “Um animal nas ruas pode causar um acidente de trânsito, aumenta o risco de doenças, além de causar outros transtornos.”

A presidente da instituição, Carolina Oliveira Castanho, assessora comercial, explica que, apesar dos cuidados e do acolhimento dos animais, a organização não tem planos de construir um abrigo próprio. “Nosso intuito é auxiliar no controle da procriação e mudar a maneira das pessoas lidarem com os animais”, diz Carolina. Para isso, além do encaminhamento para adoção e orientação, a Gavaa faz o acompanhamento de todos os animais adotados, para prestar apoio e saber em quais condições os animais estão acolhidos.

Um desfile promovido anualmente pela organização reúne animais que foram recuperados e adotados, e serve como demonstração dos resultados obtidos com o trabalho da entidade. “Nosso intuito é que esses animais, que já sofreram tanto, tenham a oportunidade de serem felizes”, afirma.

Como adotar

A Gavaa promove uma feira de doação dos animais recolhidos pelo CCZ de Campinas todos os sábados das 8h às 17h no estacionamento do Sam’s Club, ao lado do Galleria Shopping. Os animais são castrados e ficam sob os cuidados da organização até encontrarem novos donos. As fotos dos cães e gatos podem ser vistas no site http://www.gavaa.com.br/.

Fonte: Cosmo

Você viu?

Ir para o topo