EnglishEspañolPortuguês

Onça parda é escolhida animal silvestre símbolo de SP

24 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Selo será utilizado em ações de biodiversidade (Foto: Divulgação)

A onça suçuarana, também conhecida como onça parda, foi escolhida o animal silvestre símbolo da cidade de São Paulo por meio de uma votação realizada pela internet entre junho e setembro deste ano. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, o animal recebeu 16.689 dos 84.140 votos.

A onça parda concorreu com outros 14 animais escolhidos por técnicos da Divisão de Fauna e professores e pesquisadores do Museu de Zoologia e do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP), do Instituto Butantã e das ONGs Save-Brasil e Centro de Estudos Ornitológicos.

De acordo com a secretaria, a onça parda é o maior felino encontrado atualmente em São Paulo e o segundo maior do Brasil. A espécie possui grande capacidade de adaptação a diferentes climas e ambientes, e é encontrada do norte do Canadá ao sul da Argentina e do Chile. Em São Paulo, exemplares foram registrados na Fazenda Capivari e Parque Estadual da Serra do Mar/Núcleo Curucutu.

Os animais da espécie medem entre 0,86 metro 1,54 metro e pesam entre 29kg e 120 kg. Eles possuem hábitos terrestres e noturnos, além de solitários. Suas principais fontes de alimentação são mamíferos de médio porte. A população no estado de São Paulo é considerada vulnerável devido à aproximação aos humanos.

Com a escolha do animal como símbolo da cidade, as ações da Prefeitura relacionadas à biodiversidade serão identificadas com a figura da onça, em um selo estilizado.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo