EnglishEspañolPortuguês

Ibama autoriza agricultores de SC a matar javalis com arma de fogo

24 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Os agricultores de Santa Catarina conseguiram uma autorização do Ibama para abater os javalis selvagens que atacam as plantações de milho e de soja.

Representantes do Ministério Público, da Policia e da Secretária Estadual de Agricultura participaram de uma audiência pública e conseguiram o acordo com os órgãos ambientais. Uma portaria foi publicada no Diário Oficial, autorizando os agricultores a matar os animais.

Para poder ter este direito é preciso se cadastrar no Batalhão Ambiental. Os javalis só podem ser mortos dentro das propriedades e com armas registradas.

Fonte: R7

Nota da Redação: O ser humano interferiu no fluxo natural dos javalis e agora se volta contra esses animais, vítimas das consequências provocadas pelo ato irresponsável: os primeiros javalis foram retirados da Europa e levados para a Argentina no início do século XX. A sua dispersão fez com que ocupassem o Brasil pela fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai. O desequilíbrio populacional da espécie é resultado também do desmatamento realizado pelos seres humanos para dar lugar ao cultivo agrícola. E, dando continuidade à cadeia de equívocos e exploração desses animais, os javalis são criados de forma absolutamente desrespeitosa e sua população cresce descontroladamente. Uma solução digna aos animais que foram vítimas da interferência humana sobre sua existência é o mínimo que se esperaria. No entanto, mais uma vez animais pagam pelo desequilíbrio humano. 

Você viu?

Ir para o topo