EnglishEspañolPortuguês

Grandes carnívoros são mais vulneráveis às mudanças ambientais

24 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Alterações ambientais afetam seis vezes mais as espécies  de maior porte

(Foto: Reprodução)

São grandes e possantes, estão no topo da cadeia alimentar e por isso mesmo são os mais vulneráveis quando ocorrem mudanças ambientais significativas, como está  acontecendo um pouco por todo o lado. As espécies carnívoras de maior dimensão, como os tigres, leões ou ursos polares, registram um declínio populacional seis vezes maior em situações de escassez de presas do que as de menor porte, como as doninhas ou os texugos.

Este é o resultado da avaliação de uma série de estudos de ecologia de 11 espécies de carnívoros de vários pontos do mundo realizada por investigadores britânicos da universidade de Durham e da Zoological Society de Londres. O estudo é publicado hoje na revista Biology Letters e os seus resultados podem contribuir para afinar os planos de conservação dos carnívoros ameaçados, segundo os autores.

A equipe fez a análise de estudos de ecologia sobre a doninha, raposa do Ártico, lince do Canadá, texugo europeu, coiote, lobo, leopardo, hiena, leão, tigre e urso-polar e os resultados sugerem que a maior vulnerabilidade das espécies de maior dimensão está justamente relacionada com os custos energéticos que decorrem da sua dimensão corporal.

“As espécies maiores sofrem um declínio populacional seis vezes maior do que as de menor porte em resposta à escassez de presas”, explicou Phillip Stephens, da Universidade de Durham e um dos autores do estudo, sublinhando que “a vulnerabilidade dos grandes predadores, que têm de atravessar grandes extensões para encontrar alimento, como os tigres ou os ursos-polares, pode estar relacionada com os custos energéticos de ser um grande carnívoro”. E quando há menos presas, devido à caça excessiva, ou a alterações no habitat, a procura de alimento acaba também por tornar-se mais árdua.

“Este estudo ajuda a compreender o motivo por que os grandes carnívoros são particularmente sensíveis às perturbações ambientais e mostra que a conservação do habitat e das presas é importante”, adiantou por seu turno Chris Carbone, da Zoological Society, e outro dos autores do estudo.

Outra conclusão da equipe é a de que são necessários estudos mais pormenorizados, nomeadamente sobre a interação predador-presa para melhorar a conservação dos carnívoros.

Fonte: DN Ciência

Você viu?

Ir para o topo