EnglishEspañolPortuguês

Documentário conta a saga de uma elefanta em busca de um santuário

24 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

O filme One Lucky Elephant (Uma Elefanta de Sorte) é um documentário que conta a história de Flora, uma elefanta, e seu tutor, David Balding, em busca de um santuário.

Segundo informações da Animals Change, David conheceu Flora quando ela era apenas um bebê orfão no Zimbabwe. Ele cuidou dela, ensinou truques e dedicou um circo para ela – o Circus Flora em St. Louis, considerada uma instituição cultural. Circos com animais são o inferno para qualquer ativista pelos animais, mas o elo entre David e Flora era mais forte que o apelo comercial.

David realmente ama a elefanta e ficou arrasado quando descobriu que ela simplesmente não estava feliz. Ele sentiu-se culpado por condená-la a uma vida confinada e começou a trabalhar para libertá-la com outros elefantes.

A ideia inicial era enviar Flora de volta à África, para ser libertada em um santuário ali, mas por causa da instabilidade política, esses planos evaporaram. A segunda tentativa era mandá-la para o The Elephant Sanctuary no Tenessee, que não aceitava elefantes africanos na época, apenas asiáticos.

Conforme Flora crescia infeliz no cativeiro, começou a agir como qualquer adolescente faria, ela até chegou a machucar humanos. Felizmente, o The Elephant Sanctuary começou a aceitar elefantes africanos e concordou em abrigar Flora. David, ao mesmo tempo em que extremamente feliz por ela, ficou com um aperto no coração por saber que não poderia mais viver ao lado da amiga.

David levou Flora até o santuário e entregou seus direitos legais. Ele esperava poder visitá-la com frequência, mas o presidente do santuário não permite visitas, os animais estão melhores longe de pessoas. David ficou arrasado.

A Oprah Winfrey anunciou que o filme será divulgado em seu show. É obvio o porquê: esse documentário tocante mostra o elo entre humanos e animais e o remorso de se explorar e abusar de seres tão amáveis. A produção está correndo festivais de cinema e faendo sucesso em conscientizar sobre a vida horrível em um circo, não pelas filmagens chocantes de crueldades absurdas, mas sim pela compaixão e amor de saber o que é melhor para os animais.

O Elephant Sanctuary no Tenessee está sob nova direção, logo, David espera poder visitar sua amada Flora em breve e desculpar-se, enquanto abraça sua trompa, pelas milhÕes de vezes em que a espécie humana causou mal à sua espécie.

Em homenagem à Flora, uma ONG foi fundada com o nome Ahali Elephants para ajudar esses animais, manter a manutenção do santuário e conscientizar sobre a situação  dos elefantes africanos. Ahali significa família em Swahili. E qualquer um que ver o filme saberá que David e Flora sempre serão uma família.

Você viu?

Ir para o topo