EnglishEspañolPortuguês

Livros infantis trazem textos poéticos sobre animais marinhos e espécies em extinção

22 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

O maior mamífero do planeta é o foco de duas edições que valem o mergulho nas palavras e ilustrações. Belezura Marinha reúne espécies ameaçadas de extinção em textos poéticos. Sou a Maior Coisa que Há no Mar é mais lúdico, mas tem seus pontos de discussão.

Lalau e Laurabeatriz fazem uma viagem pelo universo e hábitos dos animais marinhos. Por meio de poesias de fácil compreensão, as crianças podem entender onde os bichinhos vivem, de que se alimentam, como se reproduzem. Além das baleias, tartarugas e leões-marinhos passeiam pelas páginas da obra.

Há, no final de Belezura Marinha, uma “bichografia”. As ilustrações, lindas, foram compostas em tinta acrílica sobre tela, como quadros de verdade.

A arte de Sou a Maior Coisa que Há no Mar encanta pelos traços coloridos, em tons de verde e azul turquesa.

As comparações de um polvo com os demais animais proporcionam uma nova descoberta de um dos ecossistemas mais ricos do planeta.

Sentindo-se o maior habitante dos mares, o divertido molusco brinca com seu tamanho – o que possibilita aos pais usarerem isso para darem noções de grande e pequeno, maior e menor, mostrando que tudo depende de um referencial. A adorável lula passeia pelo oceano fazendo comparações e repetindo seu refrão, até que se depara com um ser muuuuito maior. Mas ela não altera seu estado de espírito e encontra uma forma de continuar sendo a maioral. É uma brincadeira que se estende à capa e contracapa. Preste atenção até no código de barras.

Diferentes na concepção, mas iguais na diversão, Belezura Marinha e Sou a Maior Coisa que Há no Mar são obras que valem a pena serem exploradas.


Sou a Maior Coisa que Há no Mar
Autor: Kevin Sherry.
Trad. Elvira Vigna.
Rocco Jovens Leitores.
40 págs.
R$ 28


Belezura Marinha
Autor: Lalau.
Ilustr. Laurabeatriz.
Peirópolis.
44 págs.
R$ 32

Fonte: Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo