EnglishEspañolPortuguês

Cem pessoas exigem demissão de veterinário que sacrificou sete cães saudáveis, em Évora

22 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reprodução/TVi 24

Cerca de uma centena de pessoas manifestaram-se esta segunda-feira (22) em Évora, Portugal, para exigir a demissão do veterinário municipal, responsável pela morte de sete cães sadios.

O protesto, realizado em frente ao edifício dos Paços do Concelho, nasceu em várias redes sociais na internet, depois de ter sido divulgado um e-mail enviado por duas veterinárias do canil à Câmara de Évora a denunciar ilegalidades cometidas naquele espaço, entre as quais o sacrifício dos cães, dia 10 deste mês.

Em declarações à Lusa, na semana passada, o veterinário municipal de Évora (Portugal), Antônio Flor Ferreira, refutou as acusações de ter promovido um sacrifício ilegal de sete cães, alegando que teria agido em conformidade com a lei e ainda afirmou estar sendovítima de “calúnias”.

Na concentração desta segunda-feira, em que estiveram membros de associações de defesa e amigas dos animais, alguns dos participantes envergaram peças de roupa escura.

Ana Azinheira, uma das promotoras do protesto, explicou que a manifestação pretendeu exigir a demissão do veterinário municipal e protestar contra as atrocidades e ilegalidades cometidas no canil.

Para a advogada Alexandra Moreira, também sócia de várias associações de proteção aos animais, “é fundamental que a Câmara Municipal de Évora tome urgentemente medidas no sentido de mudar a direção do canil e afastar o responsável”.

Segundo Alexandra Moreira, alguns dos cães que foram mortos já tinham sido encaminhados para adoção e os adotantes “fazem questão de formalizar a sua reclamação junto das entidades competentes”, a câmara e a Direção-Geral de Veterinária.

Em declarações aos jornalistas, o presidente da Câmara de Évora, José Ernesto Oliveira, disse que a autarquia abriu um inquérito para averiguar o funcionamento do canil, mas recusou “linchamentos na praça pública”.

Com informações da TVi 24

Você viu?

Ir para o topo