EnglishEspañolPortuguês

Cãominhada chamou a atenção para os direitos básicos dos animais em Natal (RN)

22 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Evento promovido pela ONG Amimais chegou à terceira edição, ontem, com a participação de 300 cachorros

As ruas do bairro Ponta Negra, em Natal (RN) ficaram tomadas pelos melhores amigos do homem, na tarde de ontem. Cerca de 300 cachorros, acompanhados de seus tutores, participaram da Cãominhada pelo Bem-estar Animal, evento que já está em seu terceiro ano e é promovido pela ONG Amigos dos Animais (Amimais). Com o tema “Políticas Públicas para os animais também”, o objetivo da movimentação foi chamar atenção da população e, especialmente, das autoridades de Natal para os problemas de maus-tratos, abandono, doenças e crimes contra animais. Na ocasião, foram colhidas assinaturas para um abaixo assinado, que deve ser encaminhado aos vereadores de Natal, na expectativa de que proponham leis que estabeleçam a esterilização gratuita de animais.

Concentração motivou ainda a assinatura de um abaixo-assinado pela esterilização gratuita. (Foto: Carlos Santos/DN/D.A Press)

De acordo com a presidente da ONG, Rianny Botelho, a situação dos animais espalhados nas ruas, especialmente gatos e cachorros, está “insustentável”. “Quem nunca viu um animal atropelado ou mau tratado pelas ruas? Além disso, o grande número de animais soltos é preocupante, por causa do risco de doenças. Recebemos cerca de 40 e-mails por dia, de pessoas informando que viram um animal morto ou doente pela rua. Ou seja, a população se preocupa com isso e demonstra que gosta de animais. Mas nosso objetivo aqui é chamar atenção do poder público, para que criem leis que permitam que os animais sejam castrados gratuitamente. Os animais não votam, mas nós votamos. O ano de 2011 está chegando e não podemos continuar com essa situação”, disse Rianny.

O casal Fábio Frederico Soares e Andrea Figueiredo Soares levou seis cachorros para a Cãominhada e falou da importância da criação de políticas públicas voltadas aos animais. “Além da esterilização, dos cuidados com os animais, é preciso uma política de repressão contra aqueles que praticam crimes. É crescente o número de casos de maus-tratos e não podemos ficar de braços cruzados, aliás, é só isso que tem acontecido. As pessoas, especialmente as autoridades, estão de braços cruzados diante dessa situação”, disse Andrea.

Audiência

A presidente da ONG afirmou ainda que pretende marcar uma audiência pública na Câmara Municipal de Natal para apresentar fotos, vídeos e todos os detalhes sobre a situação dos animais abandonados. “Espero contar com a colaboração da grande parte dos vereadores e da prefeita Micarla de Sousa, que é do Partido Verde. Isso é também uma questão de saúde pública”, disse a ONG. Quem desejar ajudar ou conhecer a entidade pode entrar em contato pelo site www.amimais.org.br ou através do telefone 8808-0582.

Fonte: Diário de Natal

Você viu?

Ir para o topo