EnglishEspañolPortuguês

Aranha dada como extinta é encontrada e fotografada no Reino Unido

22 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Naturlink

Foram tiradas as primeiras fotografias da aranha-de-saco de Rosser (Clubiona rosserae),  descoberta em Cambridgeshire, no Reino Unido.

Esta aranha, vista pela primeira vez em 1950, vive em zonas úmidas. A dragagem dos terrenos e a mudança das práticas agrícolas desde a Segunda Guerra Mundial, colocaram esta espécie em perigo. Havia o receio que a espécie estivesse extinta devido à perda do seu habitat.

Ian Dawson, um estudioso de aranhas viu um exemplar desta espécie em setembro. Em Cambridgeshire um segundo estudo revelou a descoberta de mais 10 exemplares. “ Se fomos capazes de encontrar cerca de 10 aranhas, penso que deverá existir uma população razoável neste local em particular”, refere.

As primeiras fotografias das aranhas-de-saco de Rosser foram tirados por Peter Harvey, que integrou a segundo estudo.

Matt Shardlow, chefe executivo da Buglife diz que “é fantástico descobrir que ainda se encontra nas zonas rurais britânicas e estamos muito entusiasmados pelo fato de as pessoas poderem ver esta aranha pela primeira vez.” No entanto, também alerta que a espécie está globalmente ameaçada. “Se queremos que as gerações futuras possam ver também este animal, temos de preservar os pequenos fragmentos de zonas úmidas restantes no Reino Unido e reintegrar grandes áreas de charcos perdidos.”

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo