EnglishEspañolPortuguês

Nota de Esclarecimento da Unisul sobre matéria publicada

21 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A notícia publicada no site da Anda – Agência de Notícias de Direitos Animais – atribuindo a uma fonte anônima (Sabine Fontana – [email protected]) informação de que um projeto experimental iria utilizar 25 cães, a serem submetidos a “ferimento intra-abdominal” por armas de ar comprimido, carece, de fundamentação e, como é observado, não tem origem identificada.

Na verdade, um artigo científico defendido em 1999, na USP, com a aprovação prévia do Conselho de Ética, em 1995, e publicado na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, recomendou que, em casos de lesões intra-abdominais em seres humanos, se utilizasse a laparotomia (cirurgia com abertura do abdômen) como forma de reduzir o risco de óbito.

Esse estudo contribui, de forma científica, para a redução de riscos de óbitos em casos de pessoas com ferimentos no abdômen que chegam aos hospitais, ajudando, principalmente, nas decisões que equipes médicas precisam tomar diante de emergências como essas.

Em 2009, a acadêmica Mara Barreto Theiss apresentou um projeto ao Programa Unisul de Incentivo à Pesquisa, com o objetivo de estabelecer um estudo comparativo para analisar a recomendação apresentada pelo Dr. Cássio Renato Montenegro de Lima, em 1999, com o que se pratica hoje em cirurgias do abdômen por decorrência de ferimentos, em humanos.

Contudo, o projeto da acadêmica não foi aprovado pela Comissão que julga as propostas de pesquisa. Mesmo assim, a proposta não implicava na utilização de animais, em razão de se limitar a estudos comparativos entre a recomendação do artigo científico e as técnicas e resultados cirúrgicos nos dias de hoje, a partir do que é publicado na literatura médica especializada.

A Unisul está encaminhando esclarecimento ao site ANDA, solicitando providências para o necessário resgate da verdade, decorrente, principalmente, da falta de preocupação da Agência citada de não procurar certificar-se da informação, correndo o risco de pôr em dúvida um trabalho sério, apostando em uma fonte não confiável.

Atenciosamente,

Professora, Dra. Sônia Maria Hickel Probst

Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina

Você viu?

Ir para o topo