EnglishEspañolPortuguês

Curso de iniciação à observação de aves em AL promoverá o respeito pela natureza

20 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente de Maceió (Sempma), AL, em parceria com a Organização de Preservação Ambiental (OPA) realiza, nos próximos dias 26 e 27, o curso de Iniciação à Observação de Aves. As aulas acontecem no auditório da Sempma (parte teórica) e no Parque Municipal de Maceió (prática), em Bebedouro. As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 24.

O curso tem o intuito de disseminar a prática de observação de aves e suas principais regras, além de orientar sobre os aspectos essenciais que permitam a identificação dos diversos grupos e espécies de aves. Pretende-se, também, que os participantes adotem comportamentos eticamente responsáveis. “É também uma estratégia que a Secretaria adota para desestimular a criação ilegal de pássaros em cativeiro, e pela transformação desses criadores em observadores de aves em liberdade”, explica Ricardo Ramalho, secretário da Sempma.

O curso será dividido em duas partes, sendo uma teórica e outra prática.

A parte de campo será realizada durante uma tarde, onde todos os alunos terão a oportunidade de sair para observar as aves e colocar em prática todo o conteúdo ministrado em sala de aula.

Os participantes devem levar caderneta de anotação e lápis, binóculos, repelente e máquina fotográfica, além de boné, roupa e calçados confortáveis (a roupa deve ser discreta – de cores neutras como verde, marrom, cinza ou camuflada – e o calçado de solado antiderrapante, adequados às condições e à natureza da atividade).

O evento é destinado a todos os interessados na observação de aves e estudantes de cursos afins. O valor da inscrição é R$ 50, com almoço incluso.

Além de certificado, o participante receberá camiseta e um exemplar do Guia das Aves do Parque Municipal de Maceió.

O curso tem ainda o apoio das empresas Phyto Engenharia Meio Ambiente e Soluções Adequadas e da Serviços Integrados em Gestão Ambiental (Siga). Mais informações: 82 9944-8793

Guia de Aves do Parque

Durante a abertura do evento, no dia 26, será lançado o Guia de Aves do Parque. O livro é um levantamento das espécies de aves encontradas no Parque Municipal de Maceió, feito pela OPA. O guia tem 97 páginas com foto de 72 espécies diferentes de aves. As fotos foram obtidas em cinco meses de visitas semanais ao Parque Municipal. A obra dispõe da lista completa das aves, informando o nome comum, o científico e o inglês de cada espécie, além de outra listagem informando o nome da espécie e o local onde será possível observá-la.

Fonte: Aqui Acontece

Você viu?

Ir para o topo