EnglishEspañolPortuguês

Chimpanzé que fumava se recupera no Brasil

20 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Lobo Pasolini (da Redação)

Texto do vídeo:

Um chimpanzé viciado em nicotina ganhou uma segunda chance de ter uma vida mais saudável em um santuário no Brasil. Ativistas de direitos animais o resgataram de um zoológico no Líbano.

Omega, de 12 anos, foi recebido na semana passada em um rancho de 10 mil metros quadrados no estado do Paraná, um lar muito mais espaçoso do que a jaula onde ele passou os últimos oito anos.

[Anita Starostik, fundadora do santuário]:
“Omega está muito bem, muito calmo, ele não está pedindo cigarros. Nós não estamos dando a ele nenhuma medicação porque achamos que ele não precisa. Ele está sendo alimentado com frutas e sucos e tudo o que ele precisa para ficar calmo”.

Membros da ONG Animals Lebanon o encontraram em uma jaula de 39 metros quadrados fumando cigarros para entreter visitantes no zoológico de Ansar.
Omega está em quarentena em uma casa enquanto os veterinários o testam para várias doenças e dão a ele tratamentos para seu vício e dentes.

[Paulo Diniz Basteane, veterinário]:
“Nós estamos administrando tratamentos para sua abstinência de cigarros, mas não estamos usando emplastros de nicotina ou qualquer coisa para motivá-lo a cortar o vício ou facilitar sua condição. Ele simplesmente não vai mais receber cigarros.”

A interação de Omega com outros chimpanzés está sendo realizada aos poucos, já que antes ele nunca havia interagido com outros chimpanzés.

Quando pronto, ele será levado para uma área grande que imita seu ambiente natural, totalmente equipada com brinquedos tais como trampolins.
Omega, que pesa cerca de 60 quilos, desenvolveu o vício pela nicotina depois de catar cigarros jogados para ele por visitantes. Em seus primeiros anos, ele entretinha fregueses de um restaurante.

O santuário é um dos quatro que existem no Brasil associados com o Great Ape Project. O projeto foi fundado nos Estados Unidos em 1993.

Fonte: NTD Television

Você viu?

Ir para o topo