EnglishEspañolPortuguês

Cadela abandonada que hoje atua em resgates é eleita o animal do ano pela ASPCA

20 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: ASPCA

Depois que um devastador terremoto destruiu o Haiti, em janeiro, Ron Horetski e sua labradora Pearl não tiveram nem um segundo para se preparar para o difícil trabalho de resgate no país. “Fui chamado para uma reunião e lá me disseram para pegar minha bagagem, pois estávamos indo para o Haiti”, lembra o bombeiro-engenheiro de Los Angeles. “Aterrisamos em Porto Príncipe e uma hora depois já trabalhávamos nas buscas e resgate das vítimas”.

Por dias, Ron e Pearl fizeram incessantes buscas por qualquer sinal de vida. “Foi uma experiência intensa. A coisas não caíram simplesmente, elas estavam destruídas. Havia muitas pessoas nas ruas, não tínhamos mapas, não falávamos a língua deles, mas tivemos que superar isso tudo e trabalhar como um time”, explica Horetski.

O trabalho inspirador e a habilidade do cão, renderam a Pearl o título de Cão do Ano de 2010 da associação norte-americana ASPCA (The American Society for the Prevention of Cruelty to Animals). “Ela é muito esperta e está sempre pronta para o trabalho”, diz Horetski.

Mas a chegada até a glória não foi nada fácil para a cadela. Ela havia sido abandonada por seu antigo tutor, há cerca de três anos e vivia em um abrigo na Califórnia. Foi quando a National Disaster Search Dog Foundation foi até o abrigo. Eles testaram Pearl e viram que ela tinha as habilidades necessárias para um cão de resgate. “Ela era muito agitada, assim como é hoje, e muito brincalhona, essas são qualidades importantes”, cita Horetski.

Os funcionários da organização a juntaram a Horetski e esse foi um encontro perfeito: “Ela tem um ótimo senso de direção e responde muito bem aos comandos”, afirma o bombeiro.

Quando Pearl não está atuando no arriscado trabalho de cão de resgate, ela tem a companhia do outro cão de Horetski, um pastor alemão, e recebe muito amor do bombeiro: “Não desistiria dela por nada do mundo”, ele diz.

Fonte: People Pets

Você viu?

Ir para o topo