EnglishEspañolPortuguês

Treze países se reúnem em São Petersburgo para proteger o tigre

19 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

A proteção do tigre e a duplicação de sua população, reduzida a apenas 3.200 indivíduos, é o objetivo de uma cúpula de chefes de governo dos treze países onde ainda vive este felino ameaçado de extinção, que será celebrada em São Petersburgo de 21 a 24 de novembro.

Neste ano do tigre, segundo o calendário chinês, a cúpula, auspiciada pelo premier russo, Vladimir Putin, aspira a elaborar um programa para duplicar a quantidade de tigres em estado selvagem até 2022.

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), hoje só restam 3.200 tigres contra 100.000 há um século.

Imagem sem crédito

“Três subespécies desapareceram e o futuro de outras seis não está certo”, destaca o projeto de declaração que deve ser aprovado durante esta cúpula de chefes de governo, a primeira deste nível dedicada à sobrevivência de uma única espécie.

Este encontro será celebrado sob os auspícios do premier Putin, declarado defensor do tigre de Amur, subespécie russa.

Ao contrário do que acontece nos outros doze países – Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Nepal, Tailândia, Vietnã -, o número de tigres na Rússia aumentou, passando em 50 anos de cem indivíduos a um número entre 450 e 500.

“A Rússia cumpre um papel chave enquanto país anfitrião e dá bom exemplo. Um dos elementos importantes é a preocupação pessoal de Putin”, destacou Sabri Zain, da organização TRAFFIC.

Efetivamente, o primeiro-ministro russo assumiu pessoalmente o controle de um programa de salvaguarda do tigre.

Em agosto de 2008, participou da captura de uma tigresa para equipá-la com um colar GPS.

A análise de deslocamento é um dos elementos centrais do programa russo de defesa do felino.

Fonte: AFP

Você viu?

Ir para o topo