EnglishEspañolPortuguês

Portugal terá caminhada de cães e tutores

19 de novembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

O desafio é lançado a todos os tutores de cães e consiste num passeio diferente. Ou seja, trata-se de substituir a visita ao jardim mais próximo ou uma saída rápida à rua por uma verdadeira caminhada, que pretende juntar cães e tutores. Trata-se da Cãominhada, que vai ligar Oliveira do Hospital à Bobadela, no próximo domingo.

Mas não se pense que se trata de um mero passeio. Com efeito, esta é, também, uma oportunidade para fazer um conjunto de exames e averiguar do real estado de saúde do seu animal de estimação, particularmente no que diz respeito à obesidade. O rastreio à obesidade é gratuito, sublinha a organização, que pretende fazer um diagnóstico à obesidade canina, mas, muito especialmente, sensibilizar para os riscos desta doença. Uma “receita” que passa, necessariamente, por uma prática de “bons-tratos”, mas também pela “atividade desportiva”, preferencialmente envolvendo “o animal e o tutor”, de que é exemplo a cãominhada.

A organização pretende ainda aproveitar o evento para sensibilizar os tutores de animais de companhia para “as obrigações e responsabilidades cívicas associadas à respectiva tutela”, especialmente no que se refere ao comportamento na via pública, bem como para explicar o papel desempenhado pelo médico veterinário em termos de saúde pública.

A recepção dos participantes está marcada para as 9h, na Clínica “SerraVet”, espaço onde se vai efetuar o rasteio à obesidade dos animais, bem como as ações de sensibilização. Segue-se a partida para a cãominhada, que vai ligar Oliveira do Hospital e a localidade da Bobadela. Os participantes, alerta a organização, podem optar por dois percursos, com diferentes graus de dificuldades e distâncias. Assim, o percurso mais curto aponta para quatro quilômetros, enquanto o mais longo soma nove quilômetros.

A organização alerta ainda para o fato de só poderem participar neste evento cães saudáveis e com o respectivo boletim sanitário em dia. Os animais têm ainda se ser portadores de coleira e guiados por trela.

Munidos de todos estes “apetrechos”, cães e tutores  fazem-se à estrada, cumprindo um percurso que vai ser acompanhado pelos responsáveis da organização e que tem previstas paragens a cada três quilômetros, aproximadamente (no caso do percurso mais longo). Ambas as rotas – de quatro e nove quilômetros – têm o seu término no Parque do Mandanelho, ao final da manhã, espaço onde se assiste, no final, a um lanche, destinado a todos os participantes. Todavia, para além de retemperar forças, cães e tutores vão ter “direito” a algumas surpresas, refere a organização, que aponta ainda a existência de um programa de animação.

Participação gratuita mas sujeita a inscrição

Os interessados em participar nesta cãominhada devem proceder à respectiva inscrição junto da Clínica “SerraVet” ou na Junta de Freguesia de Oliveira do Hospital, entidades onde também podem obter mais esclarecimentos, ou ainda através dos telefone 927 783 270, 925 003 833, 914 247 846 ou 232 945 241. A participação é gratuita.

Esta cãominhada entre Oliveira e Bobadela, com regresso à sede do concelho, realiza-se no âmbito do projeto “Educação pró-animal” da Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM), que tem sido desenvolvida em vários ponto do país e conta com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia  de Oliveira do Hospital, da clínica veterinária “SerraVet”, dos Veterinários sem Fronteiras, e ainda da  colaboração da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Veterinária (ANEMVet) e da seção de caminheiros do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital.

Fonte: Diário de Coimbra

Você viu?

Ir para o topo