EnglishEspañolPortuguês

Parque do Ibirapuera (SP) começa remoção de peixes para limpeza de lago

18 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Trabalho deve ser concluído na semana que vem; prática serve para início de obras no local

Começou nesta quinta-feira (18) a remoção dos peixes do lago 1 do parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, o trabalho, que deve ser finalizado na semana que vem, abre espaço para o início das obras de desassoreamento das águas do local.

No dia 10 de novembro era possível notar a grande quantidade de sujeira no lago 1 do parque (Foto: Arquivo/AE)

Nesta quinta, um técnico do parque vai utilizar a “batida” para atrair os peixes ao lago 2. Uma vez atraídos, uma comporta vai bloquear a passagem para o lago 1. A técnica consiste na batida na água com uma pá, pois as ondas sonoras atraem os peixes.

No entanto, como nem todos devem acompanhar o barco onde será realizada a “batida”, uma rede de arrasto será usada na semana que vem no lago 1 para remover os peixes retardatários. A data da segunda etapa da remoção ainda não foi definida.

As obras de desassoreamento do lago 1 estão previstas para começarem no início de dezembro, com um custo de R$ 3,92 milhões para a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo.

Quando o desassoreamento for concluído, será o primeiro na história do lago desde a inauguração do parque, em 1954. A obra está prevista para terminar em março do ano que vem. Quando finalizada, a profundidade do local, que hoje é de cerca de 50 cm, deve aumentar em um metro.

O lago 1 é o primeiro que recebe o córrego do Sapateiro, e por esse motivo retém mais sedimentos. Com a quantidade de areia e detritos depositados em seu leito desde que o parque foi criado, a lâmina d’água ficou bastante rasa. Isso fará com que o curso d’água fique mais fluido, abastecendo os outros dois lagos de forma dinâmica.

Fonte: R7

Você viu?

Ir para o topo