EnglishEspañolPortuguês

Galícia lidera projeto para a preservação dos morcegos europeus

15 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Por Danielle Bohnen  (da Redação – Argentina)

A Fundação Barrié e a Associação Drosera estão desenvolvendo o projeto “Hippos”, um trabalho de investigação e pesquisa para preservar as populações de um dos morcegos ameaçados da europa, o morcego-de-ferradura-pequeno (Rhinolophus hipposideros).

O projeto “Hippos”, foi apresentado em A Coruña, é pioneiro na Espanha e analisa a situação do morcego na Galícia e os efeitos da transformação da paisagem galega sobre as espécies.

Este projeto marca a iniciativa do Patrimonio Vivo de la Fundacion Barrié, que o financia exclusivamente com 75.500 euros.

Foto: EFE/ Reprodução

Os pesquisadores desenvolveram o trabalho de campo entre junho e setembro deste ano e a conclusão do projeto está prevista para o final do ano que vem.

A pesquisa se enquadra em uma nova disciplina, denominada ecologia molecular, a qual permite, através da análise da diversidade genética, determinar a historia demográfica e a tendência populacional da espécie, um dos aspectos mais novos do projeto.

A análise molecular está sendo realizada na Estación Biológica de Doñona, o que permite aplicar a experiência acumulada na conservação de uma espécie emblemática como o lince ibérico para a preservação do patrimônio natural galego.

Outro dos principais objetivos do projeto é comprovar como a transformaçnao da paisagem galega, principal ameaça para a biodiversidade, afeta o equilíbrio dos ecossistemas e as espécies que fazem parte deles, sendo o morcego-de-ferradura-pequeno um indicador desses efeitos.

Esta espécie de morcego, pesa cerca de cinco gramas de peso e os maiores indivíduos podem chegar a uma altura de trinta centímetros.

Como todos os morcegos galegos se alimentam exclusivamente de pequenos insetos, são um elemento fundamento para o equilíbrio do ecossistema.

Assim como outras 22 espécies de quirópteros presentes em terras galegas, trata-se de uma espécie protegida e de valor ecológico incalculeavel, ainda que sua integridade esteja ameaçada, principalmente pela destruição de seu habitat e a transformação da paisagem.

Você viu?

Ir para o topo