EnglishEspañolPortuguês

Tamanduá encontrado em área urbana é devolvido ao habitat natural por moradores de cidade do MT

12 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Com as áreas de habitat natural cada vez menores, os animais estão buscando comida nas áreas urbanas. Foto: Reprodução ABN

Um tamanduá bandeira caminhava por uma rua rumo ao centro da cidade de Água Boa no estado de Mato Grosso, provavelmente em busca de comida, quando foi avistado por moradores. Um grupo de pessoas liderado pelo ecologista Inácio Marmet resolveu ajudar o animal a voltar para a mata. Com muito cuidado, sem tocar no tamanduá, eles conseguiram encaminhá-lo a uma área de restinga ciliar nas proximidades da cidade.

Graças aos moradores, ele retornou a salvo para a mata. Foto: reprodução ABN

Segundo informações, o animal já está acostumado com a área urbana e assim corre sério risco de ser atropelado por veículos. Ele já foi visto em outros pontos periféricos da cidade.

Tamanduá-bandeira

O tamanduá-bandeira, urso-formigueiro-gigante ou papa-formigas-gigante (Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero xenartro da família dos mirmecofagídeos, encontrado nas Américas Central e do Sul. ele está ameaçado de extinção

Um tamanduá-bandeira adulto pode atingir 40 kg de peso e um comprimento de 1,80 m, incluindo a cauda. Possui coloração cinza acastanhada, com uma banda preta que se estende do peito até a metade do dorso, cauda comprida e peluda, focinho longo e cilíndrico, pés anteriores com três grandes garras e pés posteriores com cinco garras pequenas.

Com informações de  ABN

Você viu?

Ir para o topo