EnglishEspañolPortuguês

Ibama apreende 60 pássaros mantidos em cativeiros, no Piauí

12 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Foto:Reprodução/Cidadeverde

A Polícia Ambiental do Piauí apreendeu 60 animais, entre eles pássaros, papagaios nas cidades de Teresina e Uruçui. Na operação, um aposentado foi detido pelos policiais.

Em Teresina, os animais estavam mantidos em cativeiros na residência do aposentado no bairro Matinha. Ele alegou utilizar os pássaros para terapia do filho deficiente.

“No momento do flagrante, ele nos mostrou o filho deficiente e disse que era por ele que mantinha os pássaros em cativeiro”, declara o responsável pela apreensão, sargento Lima Filho.

Dentre os pássaros, estavam três papagaios de uma espécie considerada em extinção. Além dos papagaios, foram apreendidos galo-de-campina, bigode e pipira.

O aposentado foi conduzido à Central de Flagrante e recebeu uma multa no valor de R$ 24 mil reais.  Devido à idade, e problemas de saúde, Francisco Almeida apresentará sua defesa em liberdade.

Os pássaros foram encaminhados para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), onde passarão pelo setor de triagem e ficarão em quarentena aguardando re-adaptações para serem devolvidos ao seu habitat natural.

No município de Uruçuí, o Ibama apreendeu, na última quinta-feira, 42 pássaros de espécies raras. Dentra elas, pintacil e araponga.

A multa para quem mantém um pássaro dessa natureza em cativeiro é de 5 mil reais.

Fonte: Cidadeverde

Você viu?

Ir para o topo