EnglishEspañolPortuguês

Golfinho é encontrado morto em praia de Maceió (AL)

12 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Animal foi encontrado com mordidas de tubarão e a barbatana dorsal cortada por faca

Equipe do Instituto Biota realizou biometria no animal morto (Fotos: Roberta Batista)

Um golfinho nariz-de-garrafa, adulto, de 2m41, foi encontrado morto, nesta quinta-feira (11), na praia de Jatiúca. Uma equipe do Instituto Biota de Conservação fez o resgate do corpo do animal, após um popular ligar para o Corpo de Bombeiros, e constatou que o mamífero foi mordido por um tubarão e, além disso, teve sua barbatana dorsal arrancada por uma faca.

Segundo biólogo, golfinho nariz-de-garrafa não tem hábitos costeiros. (Foto: Reprodução)

Segundo o presidente do Biota, o biólogo Bruno Stefanis, que estava em companhia do voluntário Oscar Kadique, de 15 anos, e do também biólogo Leonardo Leão,não é possível saber se o golfinho ainda estava vivo quando o tubarão o atacou.

Ainda de acordo com Bruno Stefanis, o animal encontrado, já adulto, não é de hábito costeiro como o boto-cinza, e sim de alto-mar. “Esta é a 1ª vez que o Biota resgata um nariz-de-garrafa no estado. Nós já fizemos vários atendimentos, mas nunca deste animal”, complementou o biólogo.

O atendimento do Biota, com sede em Riacho Doce, é composto por biometria, que constatou que ele mede 2m41 e possui 88 dentes: 44 na parte superior e 44 na parte inferior, e por coleta de material biológico.

A equipe decidirá, junto com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), qual local é mais adequado para enterrar o animal. O Instituto de Conservação também marca os pontos em que os animais são enterrados para depois realizar a coleta da ossada.

Biota

O Instituto de Biota de Conservação atende a chamados de encalhe de mamíferos aquáticos, como baleia, golfinho e peixe-boi, e também de tartarugas marinhas.
As ligações devem ser feitas para a sede do Biota, através do telefone 3355-1336. E também através dos telefones 9115-2944 e 8815-0444.

Fonte: Gazeta Web

Você viu?

Ir para o topo