EnglishEspañolPortuguês

Ratos estão sendo explorados para detectar minas na Tanzânia

11 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Estudo usa ratos farejadores para encontrar explosivos. Projeto de grupo holandês também limpa campos minados em Moçambique.

Reportagem no jornal britânico mostra o treinamento cruel dos ratos usados para detectar explosivos na Tanzânia. Foto: Reprodução

Uma organização não governamental da Holanda criou um método cruel de detecção de minas terrestres que usa pequenos ratos treinados para encontrar os explosivos. O método criado pelo grupo Apopo já foi usado para limpar campos minados da Tanzânia e em Moçambique, segundo reportagem publicada no site do jornal britânico “Telegraph”.

Rato farejador é treinado para encontrar minas terrestres na Tanzânia e em Moçambique. Foto: Divulgação

Os ratos são explorados por terem um olfato aguçado. Eles são treinados recebendo comida como “recompensa”.

Placa identifica o local de treinamento dos ratos farejadores de minas em Moçambique. Foto: Divulgação

Com informações do G1

Nota da Redação: Fazer ao outro o que não gostaríamos que fizessem conosco: será esta a lei que vem regendo o pensamento e as atitudes humanas? Submeter os animais à condição de escravos de nossos interesses, negando-lhes os seus direitos fundamentais à vida e à liberdade é um crime contra a natureza. Mais do que isso, é a constatação de que somos capazes de muito pouco, apesar de termos todos os recursos para agirmos de forma ética, respeitosa e generosa. Enquanto houver um ser mais vulnerável do que nós humanos, sobre o qual possamos usar a nossa força de forma abusiva, covarde e destrutiva, continuaremos a fazê-lo? Ao que parece, não pararemos até que tudo esteja destruído, inclusive nossa própria espécie. É este o único destino possível à raça humana, se assim continuarmos: o fim de tudo. Apenas quando prevalecer um grupo de atitudes diferentes e contrárias à violência, e quando os humanos se unirem para a prática da justiça, do respeito e do bem, aí sim começaremos a conferir ao mundo e à vida um significado, uma importância, um valor. Por enquanto, o que temos feito da vida, ao explorar, maltratar e torturar outros seres sob as justificativas mais imbecis, inconcebíveis e cínicas, é reduzi-la a um instrumento do lucro, da perversidade e da decadência humana. Ah se tivéssemos que trocar de lugar com os animais…

Você viu?

Ir para o topo