Proibição de animais em circo dá mais um passo na Câmara dos Deputados


(da Redação)

Nesta quarta-feira (10) foi oficializado um requerimento de urgência para o Projeto de Lei 7291/06, na forma de seu substitutivo, que visa à proibição de animais em circo em todo território nacional. Este requerimento muda o regime de tramitação do projeto de lei, que estava em regime de prioridade agora passa a tramitar com “urgência urgentíssima”.

O Projeto de Lei 7291/06 está na fila para a votação no Plenário desde novembro de 2009. O PL foi aprovado por unanimidade na Constituição de Justiça e Cidadania da Câmara, o mesmo aconteceu na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e na Comissão de Educação e Cultura.

Após aprovação no Plenário o Projeto de Lei segue para o Senado, onde será analisado pelas comissões pertinentes.

O público brasileiro têm se posicionando fortemente na luta por um circo sem animal, sem sofrimento e exploração. Neste ano, 2010, houve diversas proibições municipais como a capital mineira Belo Horizonte, entre outras, e duas estaduais, Alagoas e Espírito Santo, o estado do Paraná só aguarda sanção do Governo Estadual para também proibir a utilização de animais em Circo em todo o estado.

O requerimento de urgência contou com a assinatura de diversos líderes, totalizando 12 partidos dos 16 que fazem parte da Câmara dos Deputados, dentre eles: PT, PMBD, PSDB, Bloco PSB/PCdoB/PMN/PRB, DEM, PSC, PV, PSOL, PTdoB, PHS, PDT e PPS.

Antoniana Ottoni, representante da ADI no Brasil: “A Animal Defenders International está muito satisfeita com a colaboração dos parlamentares para o fim da escravidão animal dentro dos circos brasileiros, e com certeza a população brasileira também está feliz, por saber que seus representantes políticos estão colaborando com questões tão importantes para a vida animal”.

Helder Constantino, diretor de assuntos legislativos da ADI, felicitou todos os parlamentares que assinaram o requerimento, entretanto, lembrou que “esse requerimento e só um passo para a apreciação final do PL 7291 – 2006 na Câmara dos Deputados. Agora, pedimos ao Presidente da Câmara Michel Temer a inclusão do Projeto de Lei na pauta de votação o mais rápido possível. O quanto antes o projeto for votado, mais rápido os animais serão livres.”.

O progresso do PL 7291/06 faz parte de um movimento em toda a América do Sul para acabar com a crueldade e a exploração dos animais de circo. A Bolívia aprovou uma lei de proibição total do uso dos animais em circos em 2009, e uma lei similar será votada no parlamento peruano antes de dezembro.


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

COMPANHIA

AGROPECUÁRIA

POVOS ORIGINÁRIOS

FINAL FELIZ

DOR E SOFRIMENTO

DESUMANIDADE

AGRESSÃO BRUTAL

INDÚSTRIA CRUEL


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>