EnglishEspañolPortuguês

Proibição de animais em circo dá mais um passo na Câmara dos Deputados

11 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Nesta quarta-feira (10) foi oficializado um requerimento de urgência para o Projeto de Lei 7291/06, na forma de seu substitutivo, que visa à proibição de animais em circo em todo território nacional. Este requerimento muda o regime de tramitação do projeto de lei, que estava em regime de prioridade agora passa a tramitar com “urgência urgentíssima”.

O Projeto de Lei 7291/06 está na fila para a votação no Plenário desde novembro de 2009. O PL foi aprovado por unanimidade na Constituição de Justiça e Cidadania da Câmara, o mesmo aconteceu na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e na Comissão de Educação e Cultura.

Após aprovação no Plenário o Projeto de Lei segue para o Senado, onde será analisado pelas comissões pertinentes.

O público brasileiro têm se posicionando fortemente na luta por um circo sem animal, sem sofrimento e exploração. Neste ano, 2010, houve diversas proibições municipais como a capital mineira Belo Horizonte, entre outras, e duas estaduais, Alagoas e Espírito Santo, o estado do Paraná só aguarda sanção do Governo Estadual para também proibir a utilização de animais em Circo em todo o estado.

O requerimento de urgência contou com a assinatura de diversos líderes, totalizando 12 partidos dos 16 que fazem parte da Câmara dos Deputados, dentre eles: PT, PMBD, PSDB, Bloco PSB/PCdoB/PMN/PRB, DEM, PSC, PV, PSOL, PTdoB, PHS, PDT e PPS.

Antoniana Ottoni, representante da ADI no Brasil: “A Animal Defenders International está muito satisfeita com a colaboração dos parlamentares para o fim da escravidão animal dentro dos circos brasileiros, e com certeza a população brasileira também está feliz, por saber que seus representantes políticos estão colaborando com questões tão importantes para a vida animal”.

Helder Constantino, diretor de assuntos legislativos da ADI, felicitou todos os parlamentares que assinaram o requerimento, entretanto, lembrou que “esse requerimento e só um passo para a apreciação final do PL 7291 – 2006 na Câmara dos Deputados. Agora, pedimos ao Presidente da Câmara Michel Temer a inclusão do Projeto de Lei na pauta de votação o mais rápido possível. O quanto antes o projeto for votado, mais rápido os animais serão livres.”.

O progresso do PL 7291/06 faz parte de um movimento em toda a América do Sul para acabar com a crueldade e a exploração dos animais de circo. A Bolívia aprovou uma lei de proibição total do uso dos animais em circos em 2009, e uma lei similar será votada no parlamento peruano antes de dezembro.

Você viu?

Ir para o topo