EnglishEspañolPortuguês

Peixes serão retirados de lago no Ibirapuera (SP) neste mês para limpeza

11 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Imagem: Reprodução/TV Globo

O Lago 1 do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o primeiro dos três corpos d’água interligados do local, terá seus peixes retirados e transferidos para o Lago 2 até o fim de novembro para o início da primeira limpeza desde que o parque foi construído, em 1954. Toda a areia do fundo do lago vai ser retirada, e o trabalho deve durar quatro meses.

Um barco percorre os três lagos do Ibirapuera todas as manhãs recolhendo o lixo acumulado. Mas esse trabalho não é o suficiente para retirar toda a sujeira. São garrafas PET, plásticos, frutas – no total, 500 kg são retirados por semana.

“Além do material normal que a gente retira dos lagos diariamente, a gente acaba recebendo um pouco de material proveniente dos bairros próximos ao parque que chegam pelo Córrego do Sapateiro junto com a água da chuva”, explicou Celso Andrade, coordenador de projetos do parque.

O lago que será limpo não é o principal, que é visto do Monumento das Bandeiras, mas sim onde deságua o Córrego do Sapateiro. No fim do mês, os peixes dele serão transferidos para o Lago 2, que fica próximo à Avenida República do Líbano. Apenas depois disso será iniciada a retirada de areia do fundo do lago.

“A ideia é que a gente possa ter esse lago fluindo melhor”, explicou Hélio Neves, assessor especial da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. A expectativa é de que mais de 4 mil toneladas de areia e lixo sejam retiradas durante os trabalhos.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo