EnglishEspañolPortuguês

Mistério cerca doença em bico de aves do Alasca

11 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Pássaros do Alasca, nos Estados Unidos, estão sofrendo uma súbita e inexplicável onda de deformidades nos bicos. Cerca de 1 em cada 16 corvos e chapins-de-cabeça-negra sofrem da doença, chamada de transtorno de queratina aviária, segundo levantamento de pesquisadores. A enfermidade faz com que seus bicos fiquem morbidamente alongados e curvados.

Foto: Reprodução Revista Galileu

“O aparecimento repentino de um grande número de animais com anormalidades pode apontar para uma mudança significativa no ecosistema”, dizem os biologistas americanos Colleen Handel e Kimberly Trust, que realizaram o estudo, em entrevista à Wired.

A taxa de deformidades está 10 vezes acima do usual, sendo a maior já registrada em qualquer população de aves selvagens do mundo. Segundo os pesquisadores, o aumento foi registrado majoritariamente na última década.

Muitos possíveis culpados pela doença foram identificados, sendo a contaminação ambiental com toxinas e metais pesados a mais provável. Os cientistas, no entanto, afirmam que um vírus ou um fungo pode estar agindo no ecossistema do Alasca e modificando as espécies como um todo.

Fonte: Galileu

Você viu?

Ir para o topo