EnglishEspañolPortuguês

Vazamento de óleo diesel provoca a morte de centenas de peixes, em Ponta Grossa (PR)

10 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
Bombeiros tentaram extrair óleo diesel de arroio (Foto: Reprodução/Jornal da Manhã)

O vazamento de óleo diesel de um posto de combustíveis localizado às margens da BR-376 ocasionou um grande dano ambiental em afluente do Rio Pitangui, em Ponta Grossa (PR). Centenas de peixes morreram ao longo de oito quilômetros. Segundo levantamento da Força Verde, este foi o maior desastre ambiental em meio líquido do ano na região dos Campos Gerais.

Bombeiros colocaram várias barreiras de contenção no leito do rio para conter a mancha de óleo. Uma bituca de cigarro acesa provocou um pequeno incêndio na Vila Bela Vista do Paraíso, assentamento localizado às margens do córrego.

Os bombeiros realizaram ao longo do dia a sucção do óleo. “Conseguimos conter (o vazamento) com o auxílio do Corpo de Bombeiros, já está praticamente solicionado o problema”, comentou o coronel Edimir de Paula, da Defesa Civil.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) faz o levantamento da quantidade óleo derramada. O posto de combustível já foi autuado. A multa pode variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões, dependendo do tamanho do dano à natureza. A direção do posto estipulou vazamento de 30L. A Força Verde questionava a quantidade. “É de duvidar, com certeza foi mais”, avaliou o coronel.

O IAP deve apresentar relatório nos próximos dias. O chefe do órgão não atendeu a reportagem do Portal Bonde.

Fonte: Portal Bonde

Você viu?

Ir para o topo