EnglishEspañolPortuguês

Filhote de onça resgatado no Pará receberá treinamento para voltar à vida selvagem

10 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Como mantém hábito selvagem, animal será treinado para voltar à floresta

Com os dentes à mostra e comportamento ainda selvagem, um filhote de onça com menos de três meses foi resgatado no Pará. Por conta dessas características, receberá cuidados especiais para ser devolvido à floresta, em um trabalho que deve durar ao menos 3 anos.

O comportamento “pouco amistoso”, diga-se, já lhe rendeu um apelido: Ferinha. O animal está abrigado em cativeiro na sede da organização não governamental Nex, em Corumbá de Goiás, perto de Brasília. Mas antes de ser levado à ONG, a oncinha estava em quarentena no Museu Emílio Goeldi, em Belém (PA). Os veterinários contam que ele ficou órfão depois de ter perdido a mãe em uma queimada.

Segundo a Nex, como o animal é muito jovem e sua única referência ainda é a mãe, eles resolveram fazer um cativeiro isolado na fazenda para tentar reintroduzi-lo na floresta. Ferinha é a 13ª onça à chegar na ONG, mas a única que poderá voltar à natureza.

A ideia é ensinar o filhote a sobreviver na floresta, como sua mãe faria. Por enquanto, Ferinha ainda é amamentada com leite. Mas em breve a instituição deverá soltar caças vivas em seu cativeiro, para que ele tenha vivência parecida com a do mato. Todo o trabalho deverá ser documentado.

Fonte: EPTV

Você viu?

Ir para o topo