EnglishEspañolPortuguês

Projeto Quelônios da Amazônia devolve 180 mil tartarugas à natureza

9 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
O município de Itamarati, cerca de 983 km de Manaus, no Amazonas, se tornou o maior pólo de preservação de quelônios do estado. No último domingo, 180 mil tartarugas filhotes foram soltas.

O projeto “Quelônios da Amazônia” foi criado em 1982. Naquele ano, 54 tartarugas foram devolvidas à natureza. Após 28 anos, o PGA se transformou no maior projeto de preservação de quelônios do Estado. A soltura deste ano superou a de 2009, quando pouco mais de 100 mil quelônios foram soltos.

Apenas neste projeto de Itamarati, mais de um milhão de quelônios foram devolvidos à natureza. No entanto, desse total, apenas a metade consegue chegar à fase adulta. Isso acontece por que quando ainda filhote, a tartaruga se torna presa fácil de grandes predadores.

Para o ano que vem, a expectativa é de resultados mais promissores. O município, em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai adquirir 10 mil chips que ajudarão a monitorar boa parte dos quelônios. Para estreitar as distâncias entre uma comunidade produtora e outra, 35 radiotransmissores serão instalados em Itamarati.

Fonte: Band

Você viu?

Ir para o topo