Morte de 35 baleias na Irlanda pode ter sido causada por submarino


Descoberta de 35 baleiotes mortos comoveu último domingo (7) irlandês. (Foto: Reprodução/Irish Central)

Segundo especialistas, as 35 baleias-piloto (também conhecidas como baleiotes) que morreram e foram parar em uma praia da ilha de Rutland, neste domingo (7), teriam sido mortas devido à ação de submarinos.

Uma investigação sobre a atividade naval na costa do país será conduzida por uma entidade local dedicada às baleias e golfinhos, informou o site Irish Central.

Embora sejam muito sociáveis, os baleiotes passam boa parte do tempo em águas profundas. A aparição de 35 corpos em uma praia sugere, para os pesquisadores, que o sonar dos animais tenha sofrido interferência dos meios de transporte. Segundo a reportagem do site irlandês, a hipótese é de que os bichos tenham sido “direcionados” à terra, resultando na tragédia.

Pesquisadores e estudantes deverão viajar ao local antes do enterro dos baleiotes para coletar dados que passarão por uma investigação genética. Esta é considerada uma das três maiores tragédias envolvendo baleias na Irlanda. A maior ocorreu em 2001, quando morreram 40 animais.

Fonte: R7


Gratidão por estar conosco! Você acabou de ler uma matéria em defesa dos animais. São matérias como esta que formam consciência e novas atitudes. O jornalismo profissional e comprometido da ANDA é livre, autônomo, independente, gratuito e acessível a todos. Mas precisamos da contribuição, dos nossos leitores para dar continuidade a este imenso trabalho pelos animais e pelo planeta. DOE AGORA.

Você viu?

AMOR

ASFIXIA

ATO DE AMOR

GENEROSIDADE

MOÇAMBIQUE

ÍNDIA

MINAS GERAIS

ESTUDO

CONSUMO CONSCIENTE


LEIA EM PRIMEIRA MÃO AS NOTÍCIAS MAIS ANIMAIS DO MUNDO

>