EnglishEspañolPortuguês

Filhotes de tartarugas são salvos de esgoto por funcionário do Projeto Tamar, em Piatã (BA)

9 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Tartarugueiro maneja com cuidado ovo dentro de ninho em Piatã.Foto:Paula Pitta/A Tarde On Line

Vinte filhotes de tartarugas-cabeçudas foram salvos de um esgoto em Piatã, na manhã desta terça-feira, 9, pelo tartarugueiro Bento Pereira. O ninho onde estavam as tartaruguinhas tinha 160 ovos. Alguns filhotes conseguiram chegar ao mar antes da chegada de Bento, mas outros foram atraídos pela luz do poste e morreram atropelados. Após salvar as tartaruguinhas, Bento soltou os animais no mar. “Agora é a vez da natureza”, disse, ao observar os filhotes “lutando” contra a maré para entrar na água.

A bióloga Kellyn Carneiro, da base de Arembepe do Projeto Tamar, explica que a iluminação artificial da orla de Salvador é uma das ameaças ao ciclo reprodutivo deste animal, já que os filhotes podem ser atraídos pela luz dos postes na direção contrária ao mar. A ocupação desordenada da praia, fluxo de pessoas e circulação de veículos na areia também são apontados pela especialista como fatores que dificultam o ciclo de vida das tartarugas.

De acordo com ela, nos 8 km de praias de Salvador que são monitorados pelo Tamar, entre Boca do Rio e Farol de Itapuã, acontecem entre 35 e 40 desovas por temporada, que vão de setembro a março. Kellyn considera esse número baixo. No litoral baiano, da Boca do Rio até Mangue Seco são acompanhadas seis mil desovas por temporada em média.

Maré alta

Por conta do perigo na orla de Salvador, a bióloga disse que os ninhos encontrados nessa região são transferidos para a praia de Busca Vida, que é uma área mais tranquila. Mas Kellyn acredita que a maré alta registrada no início de setembro deve ter encoberto o ninho das tartarugas que nasceram nesta manhã, o que dificultou a localização dos ovos pelo tartarugueiro.

A especialista disse ainda que os soteropolitanos não devem presenciar novamente nesta temporada o nascimento de tartaruguinhas nas praias da capital baiana. “Isso provavelmente não venha a acontecer, já que a maré já normalizou e temos um monitoramento estabilizado”, disse.

Mas, caso alguém encontre um ninho ou tartaruga colocando os ovos deve procurar o Tamar. “Não deve mexer, e se a tartaruga estiver colocando os ovos, deve manter uma distância de 30 metros para que ela continue as atividades dela”, orienta.

Após o contato, funcionários do Tamar fazem a coleta dos ovos ou ajudam as tartarugas a irem para o mar. Diariamente, equipes do projeto fazem uma varredura nas praias monitoradas para tentar localizar ninhos ou o nascimento desses animais.

Serviço

Quem localizar tartaruga ou ninhos na praia deve ligar para o Projeto Tamar nos números (71) 3624-3694, (71) 3624-3694 ou (71) 8127-0038.

Fonte: A Tarde

Você viu?

Ir para o topo