EnglishEspañolPortuguês

Polícia descobre que comida vendida como vegetariana continha carne em sua composição, na Tailândia

8 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Lotes de comidas que eram vendidas como vegetarianas são apreendidos em Bangkok (Reprodução/Vida Vegetariana)

Em Bangkok, capital da Tailândia, a polícia fez uma apreensão de comida que estava sendo vendida como vegetariana durante o Festival Vegetariano, mas foi constatado que havia carne em sua composição.

O investigador da Divisão de Proteção ao Consumidor, Saichon Timsin, admitiu que este não é um crime grave. Entretanto, declarou que “para os vegetarianos, isso é um problema seríssimo”. Ele é o responsável pela apreensão da comida que era vendida como sendo livre de carnes durante um evento.

As autoridades locais constataram que os alimentos tinham a intenção de imitar o sabor das carnes. Porém, encontrou-se um “ingrediente secreto” para intensificar o sabor. A fraude foi então divulgada pela polícia e por agentes de saúde.

A investigação levou a polícia a prender Prayad Saenyabut depois que descobriu-se que sua empresa, a Yong Pun Vegetariana Co, suposta importadora de comida sem carnes, distribuía comida vegetariana falsa para várias lojas e supermercados locais.

Os resultados das amostras indicaram que as “almôndegas vegetarianas sabor camarão e caranguejo” continham traços de DNA de peixe. Com um mandato de busca, as autoridades inspecionaram e apreenderam ainda um lote inteiro contendo produtos da empresa Bang Khun Thian.

Outros 17 produtos também foram apreendidos no centro de distribuição de uma terceira empresa. Os “produtos imitação de carne” continham frango marinado, pato defumado e presunto. A companhia enfrenta dois processos por vender comida vegetariana falsa e utilizar rótulos inapropriados para os alimentos. A punição se dá por 6 a 10 anos de cadeia, e uma multa que pode chegar até 100 mil baht (moeda local).

A polícia continuará investigando. Entretanto, alertam para que os vegetarianos evitem consumir produtos que pareçam ou que imitem o gosto de carne para que não corram riscos.

Fonte: Vida Vegetariana

Você viu?

Ir para o topo