EnglishEspañolPortuguês

ONG paranaense promove ações contra os maus-tratos a cavalos

8 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Uma das principais frentes de ação da Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava (PR) – a SPAG, hoje, é o combate aos maus-tratos contra cavalos. As situações mais comuns dessas atitudes são fazer o cavalo carregar uma carroça com mais peso do que o animal pode suportar, não tratar do animal quando ele está doente, não o alimentar e o espancar.

Muitas vezes, esse fato torna-se invisível aos olhos da sociedade, mas, ultimamente solucionar esse problema é um dos maiores objetivos da ONG. Segundo a presidente da entidade, Rosa Maria Ferracin: “temos visto frequentemente cavalos que tem sido maltratados, espancados pelo responsável, trabalhando à exaustão até não aguentarem mais, e a SPAG tem olhado atentamente para isso”.

Maltratar animais é um crime, como explica o tenente Fabio Antonio Zarpelom, Comandante da Polícia Ambiental de Guarapuava, “os maus-tratos a cavalos, e a animais, seja ele doméstico ou não, pela lei de crimes ambientais, terá uma pena e quem comete essa infração poderá ainda ser preso e até mesmo pagar multas.”

Para a voluntária da SPAG e veterinária, Michele Cássia Prado, é importante perceber que o cavalo é um ser vivo, “ele sente dor, sente fome, ele sente tudo isso, e é necessário fazer um trabalho de conscientização, porque os animais tem direitos” completa.

A SPAG é uma ONG que possui como princípios a proteção da integridade física e o bem-estar dos animais de Guarapuava. Procura fazer com que esses ideais sejam respeitados pela sociedade, incentivando a prática de responsabilidade social.

Você viu?

Ir para o topo