EnglishEspañolPortuguês

AVA realiza trabalho com animais que necessitam de apoio

8 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Letícia Rossi/ ME

Desde 2005 os Campos Elíseos sediam a mais antiga associação de proteção animal de Ribeirão Preto (SP). A AVA (Associação Vida Animal) foi fundada em 1996 por integrantes da ONG Pau Brasil e hoje possui mais de 500 associados e 50 voluntários.

Por meio de atividades de conscientização dos direitos dos animais, de feiras de adoção e de apoio a animais abandonados e tutores carentes, a entidade busca agir em dois pontos principais no que diz respeito à relação entre animais e homem: bem-estar e saúde pública.

“Como o poder público é ineficiente na área, as entidades de proteção acabam cumprindo o papel socioambiental nas comunidades”, afirma Maria Cristina Dias, vice-presidente da instituição. A AVA se mantém com contribuição dos associados e de eventos como bingos e festas, organizados para arrecadar fundos.

“[Os associados] recebem desconto em 22 clínicas veterinárias parceiras ao tratar de seus animais. Lembrando que não é um plano de saúde, mas um desconto para retribuir o apoio das pessoas que doam valores para ajudar animais de rua e de tutores carentes”, explica Cristina.

A procura pelos serviços da AVA é grande. A clínica montada na sede chega a fazer 80 cirurgias de castração por mês. O número, resultado do trabalho dos protetores, anima. “A consciência da população em relação a essa causa amadurece a cada dia com maior intensidade.”

A veterinária Carolina Curi, 25, trabalha na entidade e explica a importância da castração. “Além do controle populacional, que atenua a propagação de doenças e a prática do abandono, a cirurgia em casos como o de fêmeas caninas pode prevenir tumores de mama em até 90%.”

Fonte: Jornal A Cidade

Você viu?

Ir para o topo