EnglishEspañolPortuguês

Proibição do comércio de produtos oriundos da caça de focas se mantém firme

6 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Foto: Reprodução/Animals Change

Matar focas ainda é comum no Canadá, mas a Europa recentemente proibiu produtos oriundos dessa matança. Naturalmente, o Canadá não ficou tão feliz com o fato, alegando que foi um banimento “injusto”. A Groelândia, outro país no comércio de focas mortas, também não gostou da ideia. Nem os Inuts, que não exportam a caça, gostaram. Eles disseram que a proibição causaria danos econômicos e aumentaria o índice de suicídio entre jovens.

Logo, o Fur Institute do Canadá e um grupo de aliados, incluindo Inuts, decidiram ir à corte. Quando a proibição entrou em vigor em 20 de agosto de 2010, os grupos foram dispensados enquanto o processo corria. Eles alegavam que a caça às focas é tradição e parte da herança Inuit. Mas espere, os inuits são isentos das nossas leis. Um pouco confuso, não? O juíz também percebeu isso.

Segundo a Animals Change, o juíz Marc Jaeger rejeitou o pedido, alegando que “não têm evidências concretas que justificassem seus medos.” Essa decisão salvará milhares de focas – principalmente filhotes – de serem espancadas, baleadas ou agredidas com porretes.

Na corte, os comerciantes de pele dizem que seus produtos banidos os levarão à falência. O sábio juiz ainda sim negou a apelação.

A decisão é uma vitória para grupos como a IFAW, que vem lutando contra a matança de focas há décadas. “Essa proibiçao é o direito dos Europeus de dizerem ‘não’ a produtos que vêm de uma caça cruel e desnecessária”, disse Lesle O’Donnell, diretor da IFAW Europa.

O Canadá, assim como a Noruega, irá levar o caso para a World Trade Organization, continuando a dizer que a proibição é discriminatória, embora o governo canadense esteja usando a imagem dos inuits para proteger o interesse comercial de caçadores nada inuits. Grupos como a IFAW irão continuar a perseguí-lo e lutar pelas focas.

Paul Watson, da Sea Shepherd, defende a desição da corte européia dizendo que “o povo europeu tem o direito de criar a lei que quiserem contra a destruição das focas, e se opor à crueldade horrível desse massacre anual de criaturas inocentes.”

Caçadores comerciais matam  cerca de 325000 focas bebês por ano. Inuits e grupos indígenas matam 10000 adultas por ano. Já é passado o tempo de acabar com essa exploração.

Com a nova lei, os canadenses irão perder um quarto de seu lucro, tentando levar os produtos até o oriente onde a oposição é mais fraca.

Você viu?

Ir para o topo