EnglishEspañolPortuguês

Conheça as plantas perigosas para os gatos

6 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução/Criativa)

Sabe aquela plantinha linda que você acaba de comprar? Ela dá um toque supercharmoso para sua sala, mas também pode ser bem perigosa para quem tem um gatinho em casa. É que os bichanos têm o hábito de comer plantas para facilitar a eliminação de pelos engolidos na higiene do corpo. O problema é que muitas plantinhas comuns são venenosas para os gatos.

Segundo a ONG Adote um Gatinho, praticamente todas as plantas que dão flores são tóxicas. Podem intoxicar e até matar, dependendo da quantidade ingerida. Por isso, tome cuidado com: amarílis, antúrio, azálea, bico-de-papagaio, calanchoe, ciclâmen, copo-de-leite, comigo-ninguém-pode, coroa-de-cristo, crisântemo, lírios (todos os tipos), espirradeira (ou oleandro), hortênsia, ipomeia, íris, jacinto, liseanto, narciso, schefflera e tulipa. Especialistas também incluem nessa lista o abacate (fruto), aspargo, babosa (aloe vera), cereja-de-inverno, costela-de-adão, dracena, estrelitzia, filodendro, hera, mamona, tomateiro e violeta africana.

Uma dica da ONG é manter essas plantas longe do alcance do seu gatinho e levá-lo ao veterinário com urgência caso ingira partes de uma planta tóxica.

Se quiser servir um petisco verde para seu gatinho, plante em um vaso milho de pipoca, alpiste, melissa, hortelã ou a erva do gato (Cat Nip).

Confira as plantas mais venenosas e proteja seu gatinho:

 

Fonte: Criativa

Você viu?

Ir para o topo