EnglishEspañolPortuguês

Ambientalistas fazem novo protesto contra instalação de estaleiro em Biguaçu (SC)

6 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Um grupo de ambientalistas protesta novamente na manhã deste sábado (6) em Florianópolis (SC) contra a instalação do estaleiro da empresa OSX em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Os manifestantes entendem que não se pode passar por cima do parecer do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que salienta impactos ambientais, sofridos sobretudo pela fauna, com a vinda do empreendimento para a região.

Embarcações também participam da mobilização, nas proximidades do Trapiche da avenida Beira-Mar Norte, com faixas. Algumas delas foram notificadas e rebocadas pela Capitania dos Portos de Santa Catarina, fato que revoltou os manifestantes.

O projeto do bilionário Eike Batista, dizem os ambientalistas, ameaçaria a fauna marinha e poluiria o mar. O ICMBio regional já rejeitou finalizar o licenciamento ambiental porque o estaleiro afetaria também as três unidades de conservação do entorno — Reserva Marinha Biológica do Arvoredo, Estação Ecológica de Carijós e Área de Preservação Ambiental de Anhatomirim.

O processo foi parar no ICMBio nacional, e a decisão do parecer foi adiada para 12 de novembro. O caso virou prioridade para os políticos locais, que foram a Brasília pressionar os ministérios do Ambiente e da Pesca para liberar a obra.

Enquanto isso, Eike ameaça levar o projeto para o Rio de Janeiro, onde já iniciou o processo de licenciamento ambiental e conta com o apoio irrestrito do governador reeleito, Sérgio Cabral.

OSX vai bater martelo em dezembro

Somente após conhecer a resposta do ICMBio e avançar no processo de licenciamento em Santa Catarina, que caminha em paralelo ao Rio de Janeiro, o grupo EBX, de Eike Batista, pretende definir o local onde será instalado o estaleiro da OSX.

— Prevemos essa decisão empresarial para dezembro deste ano. Nosso entendimento é de que o licenciamento ambiental é um assunto de alto nível técnico e que nossos estudos seguem rigorosos padrões científicos — diz o diretor de Sustentabilidade do Grupo EBX, Paulo Monteiro.

Com informações do Diário Catarinense

Você viu?

Ir para o topo