EnglishEspañolPortuguês

Aves que estavam em cativeiro são apreendidas por PM de Brasília

5 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
O Batalhão Ambiental da PM apreendeu mais de cem gaiolas e 64 pássaros (Foto: Brito)

Às 9h30 de ontem, policiais do Batalhão Ambiental da PM estavam fazendo patrulhamento em Taguatinga quando avistaram gaiolas dentro de uma residência na QSD6 em Taguatinga Sul. Ao verem o portão aberto, os policiais foram até o interior da residência e lá encontraram mais de cem gaiolas vazias e 64 ocupadas por aves.

Os policiais recolheram 54 canários-da-terra, dois curiós, um pássaro-preto, um sabiá e cinco coleirinhos. Segundo o sargento da PM, M. Alves, que estava na operação, as aves apresentavam maus-tratos, pois as gaiolas estavam sujas e sem água para as aves. A Polícia Civil foi chamada para avaliar, por meio de perícia, se as aves eram maltratatadas.

O proprietário da residência, José Leveirino da Cruz, 70 anos, foi encaminhado à 21ª DP para prestar depoimento. O homem poderá ser autuado de acordo com a lei 9.605/98, em seu artigo 29, que proíbe manter animais silvestres em cativeiro sem permissão do Ibama. A pena prevista para esse crime é de detenção de seis meses a um ano de reclusão ou multa. O homem pode ser detido ou pagar somente uma multa que varia entre R$ 500 a R$ 50 mil.

Fonte: Mais Comunidade

Você viu?

Ir para o topo