EnglishEspañolPortuguês

Peixes são encontrados mortos na Lagoa dos Patos em Pelotas (RS)

4 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Suspeita é de que os peixes tenham morrido devido ao processo de salinização que está ocorrendo na laguna

Os pelotenses que foram aproveitar o dia de calor ontem na Praia do Laranjal se depararam com milhares de peixes mortos às margens da Lagoa dos Patos. Os animais podiam ser vistos em uma faixa de dois quilômetros entre os balneários de Valverde e Prazeres.

A suspeita é de que os peixes tenham morrido devido ao processo de salinização que está ocorrendo na laguna, causada pela falta de chuva que permite a entrada de maior quantidade de água do mar. De acordo com o capitão da Polícia Ambiental, Mário Facin, como as espécies mortas são de água doce e estavam no início do desenvolvimento, não teriam se adaptado ao ambiente.

Segundo Facin, além da suspeita da salinidade, trabalha-se com a hipótese de que tenha ocorrido descarte ou poluição por produto químico. A Polícia Ambiental coletou amostras no local para análise em laboratório. A secretaria de Qualidade Ambiental de Pelotas não informou quando será divulgado o resultado da análise.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo