EnglishEspañolPortuguês

Continua a retirada de peixes mortos na praia do Laranjal (RS)

4 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Funcionários da prefeitura de Pelotas continuam trabalhando na retirada de milhares de peixes mortos que começaram a aparecer ontem às margens da Lagoa dos Patos, na praia do Laranjal, no RS. De acordo com a Secretaria de Comunicação, cerca de 1,5 tonelada de material orgânico já foi recolhida — entre peixes, limo e juncos — trazidos pela água até a beira da praia.

A Secretaria de Serviços Urbanos prevê continuar trabalhando no local até o fim de semana, ou enquanto continuar o processo. Segundo pescadores, ainda há muitos peixes mortos concentrados distante das margens da lagoa, que deverão ser levados até a areia nos próximos dias. Os peixes são vistos em uma faixa de cerca de dois quilômetros entre os balneários Valverde e Prazeres.

De acordo com pesquisadores, a explicação para o fenômeno é o clima. A falta de chuva nas últimas semanas baixou o nível da Lagoa dos Patos proporcionando a entrada da água do mar. Suspeita-se que eles tenham morrido devido ao processo de salinização que está ocorrendo na laguna. Como são espécies de água doce e estão no início do desenvolvimento, não teriam se adaptado ao ambiente.

Além da salinidade, o descarte de algum produto químico na água também é uma hipótese considerada na investigação da causa da mortandade. A Polícia Ambiental coletou amostras no local para análise em laboratório e deverá continuar monitorando a situação em conjunto com outros órgãos ambientais.

Fonte: Zero Hora

Você viu?

Ir para o topo