EnglishEspañolPortuguês

Primeiros dias da vida de um golfinho recém-nascido são registrados pela primeira vez

3 de novembro de 2010
3 min. de leitura
A-
A+

Por Vanessa Perez  (da Redação)

Cenas extraordinárias dos primeiros dias da vida de um golfinho recém-nascido foram registradas pela primeira vez – incluindo uma aparente lição e um encontro de fêmeas para ver a orgulhosa mamãe e o bebê.

As filmagens de um documentário da BBC também mostram a tentativa de uma jovem fêmea para sequestrar um golfinho bebê (nariz de garrafa).

Segundo informações do jornal Daily Mail, os produtores de Os Golfinhos da baía dos Tubarões utilizaram câmeras em miniatura para captar as primeiras horas de vida de um recém-nascido, e imagens inéditas, que apontam para a inteligência dos animais e relações complexas.

Bebê recém nascido Samu segue sua mãe Puck em seus primeiros dias de vida no documentário da BBC.

Os cientistas que estudam os golfinhos na costa da Austrália estão agora planejando novas investigações.

O filme acompanha Puck e seu oitavo filhote Samu, dois golfinhos nariz de garrafa na Baía dos Tubarões, na Austrália, que é um dos locais mais importantes para a investigação sobre os mamíferos.

Puck lidera um grupo de golfinhos apelidado de “The Beachies” por causa de sua técnica de caça de condução de peixes através da água rasa para a costa.

A Professora da Universidade Georgetown, Janet Mann, que lidera a investigação sobre os golfinhos na baía, disse: ‘Eu tenho seguido Puck durante cada gravidez e parto nos últimos 20 anos e nós provavelmente sabemos mais sobre Puck do que qualquer outro golfinho selvagem.

A câmera flagra o bebê aprendendo a se alimentar.
O Documentário Os Golfinhos da Baía dos Tubarões é o primeiro programa de TV que capturou golfinhos ensinando aos mais jovens algumas habilidades necessárias

“O filme não só permite que outros partilhem os meandros da vida social dos golfinhos, mas também as suas proezas e outras provas da sua inteligência extraordinária.

‘Por exemplo, em Shark Bay, temos os únicos os golfinhos no mundo que usam ferramentas – esponjas marinhas para proteger os seus bicos enquanto se alimentam no fundo do mar.”

O documentário inclui imagens de um encontro incomum de fêmeas independentes para conhecer o bebê Samu em um evento social de “saudar o recém-nascido” e sua família de golfinhos trabalhando em conjunto para proteger o jovem de um tubarão.

Professora Janet Mann observando o recém nascido Samu com sua mãe Puck.

Profa. Mann disse: “Dada a complexidade da sua caça, há muito que esperava ver um comportamento que se parece com ‘ensinar’.

“É muito difícil captar estes raros eventos, mas o filme aparentemente mostra Samu sendo ensinado a pegar pequenos peixes por uma fêmea mais velha (sobrinha do Samu) justamente na hora que ele estava testando suas habilidades de caça e claramente precisava de ajuda.”

Nick Stringer, diretor da Big Wave Produções que produziu o documentário para a série da BBC Mundo Natural, disse que o filme proporcionou uma “rara janela para a vida dessas criaturas extraordinárias”.

“Eu nunca teria imaginado como seus relacionamentos são complexos, nem o quanto são inteligentes.

“Há realmente uma mente muito brilhante na água, e eu realmente espero que nós tenhamos capturado o sentido deste documentário para os telespectadores.”

Você viu?

Ir para o topo