EnglishEspañolPortuguês

Orangotango que teve a mãe assassinada por pescador é finalmente libertada dos maus-tratos

3 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+

Por Giovanna Chinellato (da Redação)

Depois de viver 15 anos acorrentada, talvez fosse inevitável que quando fossem resgatar Mely, a orangotango, ninguém encontrasse a chave. Mesmo assim ela ficou parada, pernas curvadas, enquanto o time da entidade britânica chegava de barco para resgatá-la em Kalimantan, Borneo.

Mely foi mantida em condições absurdamente cruéis por um pescador que matou sua mãe como “troféu”. Ele tratou Mely como um bichinho de estimação “fofo” – para divertir os amigos e visitantes – que lhe jogavam todos os tipos de comidas industriais nada saudáveis.

Mas conforme os anos passaram e ela se tornou adulta, Mely deixou de ser uma atração e vivia acorrentada na varanda de madeira, sentada com o olhar perdido. Sua situação foi relatada pelo Daily Mail e pelo Panorama, da BBC.

Em questão de horas depois da publicação no Daily Mail, leitores arrecadaram mais de 5 mil libras para ajudar a International Animal Rescue (IAR) a construir um novo santuário para os animais resgatados que vivem atualmente em Ketapang.

Mely tinha um olhar encantado e ao mesmo tempo assustado quando chegaram para resgatá-la, mas ela não se mexeu enquanto examinavam a corrente e o cadeado que a prendiam, apenas ficou observando-os. O pescador queria vendê-la por 300 libras , mas a IAR teve receio em aceitar e ocasionar mais prisões de moradores em busca de recompensa. Em vez disso, a entidade esperou a papelada do governo e conseguiu uma licença para resgatar Mely, pois é ilegal manter um orangotango em casa.

Como ninguém encontrava a chave para o cadeado, os membros do time de resgate tiveram que quebrar a corrente do chão antes de guiar Mely para o transporte que a levaria até o santuário em Ketapang.

Karmele Llano Sanchez, 32, veterinária da IAR na Indonésia, disse que, depois de 15 anos acorrentada, o metal deixou cicatrizes horríveis ao redor do pescoço de Mely. “Mely estava desnutrida e abaixo do peso ideal. Mas, apesar de toda uma vida comendo porcarias, seus dentes estavam razoáveis. Ela mostra interesse em comidas saudáveis e está provando verozmente todos os tipos de fruta pela primeira vez.”

Os outros orangotangos ficaram contentes com a chegada de Mely, chamando-a para brincar.

Na Inglaterra, Lis Key, que fez campanhas pela soltura de Mely, disse: “Estou extremamente feliz. Não sei como agradecer aos leitores do Daily Mail pelo apoio recebido. Depois de tantos anos em cativeiro, Mely deve ter perdido qualquer habilidade de se alimentar sozinha. Entretando, um futuro feliz a espera e ela não está mais acorrentada a uma plataforma imunda, esperando pacientemente por alguém que a libertasse.”

Você viu?

Ir para o topo