EnglishEspañolPortuguês

Linhas elétricas são invisíveis para as aves

3 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
As aves voam na direcção das linhas elétricas porque têm “pontos cegos” no seu campo de visão. Esses novos dados podem ajudar os ornitólogos e companhias de distribuição elétrica a alcançar soluções para diminuir a taxa de mortalidade das aves devido a choques com as linhas.

Especialistas descobriram que a Abetarda-gigante (Aerdeotis kori), Grou-azul (Anthropoides paradisea) e Cegonha-branca (Ciconia ciconia), apresentam pontos cegos significativos na sua visão. Essas aves não distinguem obstáculos à sua frente, quando inclinam a cabeça para baixo durante o voo, a fim de encontrarem locais para se alimentarem.

Embora estas aves apresentem características distintas, partilham a técnica de forrageamento, ou seja, guiam visualmente o seu bico para obterem alimento. Esta técnica requer uma excelente visão no fim do bico, o que resulta num campo de visão estreito e grandes pontos cegos em outras direções.

“Nem todos os pássaros ficam cegos na sua visão dianteira quando olham para baixo, mas podemos sugerir que esta característica se aplica a todos os grous, abetardas e provavelmente a outros grandes predadores como águias e abutres”, refere o Professor Martin.

Esta descoberta, publicada revista Biological Conservation, sugere que este problema não pode ser prevenido pela alteração da aparência das linhas elétricas. Apesar dos esforços para tornar as linhas mais visíveis, através do uso de marcadores refletores, algumas espécies ainda apresentam taxas de mortalidade elevadas. Estima-se que milhões de aves são mortas, todos os anos em nível mundial, por colidirem com linhas elétricas.

Fonte: Naturlink

Você viu?

Ir para o topo