EnglishEspañolPortuguês

Homem é detido por captura de aves em Portugal

3 de novembro de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Reprodução)

A GNR de Braga, Portugal, através do Núcleo de Proteção do Ambiente do SEPNA, deteve anteontem um indivíduo que foi encontrado caçando aves de espécies protegidas. A detenção aconteceu no bairro de Sequeira.

Segundo o comunicado da GNR, o homem já tinha capturado vários pássaros de espécies autóctones protegidas, tais como: 39 dom fafe, 2 pintassilgos, 3 serzinos (protegidas pela Convenção de Berna) e 2 bicos de lacre. Esta última espécie é considerada das mais exóticas que nidificam em Portugal e cuja captura é proibida.

A GNR afirma que os pássaros que estavam na posse do detido “eram usados para caçar as aves da mesma espécie em liberdade no seu habitat, e para posterior venda das espécimes autóctones, não anilhados bem como espécies exóticas que nidificam em Portugal no seu estado natural”, indica o documento.

As espécies apreendidas têm muita procuranas lojas de venda de pássaros.

Além dos pássaros, os militares do SEPNA apreenderam, ainda, as respectivas gaiolas.

O material foi enviado para a delegação de Braga do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Presente no Tribunal Judicial de Braga, o indivíduo foi constituído arguido e foi-lhe aplicado o Termo de Identidade e Residência, a medida de coação mais leve do sistema judicial português.

O Núcleo de Proteção do Ambiente do SPNA da GNR de Braga tem apreendido e levantado vários autos de contraordenação aos seus proprietários pela detenção ilegal destas espécies, cuja criação em cativeiro em Portugal também é proibida.

Fonte: Correio do Minho

Você viu?

Ir para o topo