EnglishEspañolPortuguês

Projeto vai atuar na preservação do cavalo marinho no estuário do Rio Maracaípe, em PE

2 de novembro de 2010
2 min. de leitura
A-
A+
O Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) vai desenvolver, nos próximos dois anos, o projeto “Cavalo Marinho: educando para preservar”, no estuário do Rio Maracaípe, no litoral sul do Estado de Pernambuco. O trabalho será desenvolvido no grupo de pequenos rios litorâneos da Bacia do Rio Ipojuca, numa extensão de oito quilômetros. Entre as ações previstas está a implantação de um centro de visitação e educação ambiental no Pontal de Maracaípe, no município de Ipojuca, destinado à educação ambiental e conservação do Cavalo Marinho.

O projeto vai ser executado pela Unidade de Pesquisa e Pós-Graduação/Mestrado Profissional em Tecnologia Ambiental do Itep, sob a coordenação do engenheiro de pesca e professor Glauber Carvalho. As ações visam à recuperação e à conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce. Para isso, serão desenvolvidas capacitações para os jangadeiros de Maracaípe, crianças, jovens e professores das escolas do município. O objetivo será promover ações voltadas à melhoria da percepção do ambiente estuarino e da mitigação de impactos ambientais que causam risco à sobrevivência das populações de Cavalo Marinho (Hippocampus heide) no estuário do Rio Maracaípe.

Segundo o coordenador, o cavalo marinho é um dos principais atrativos do Pontal de Maracaípe, atraindo, em média, 85 mil turistas ao ano, para realizar passeio de jangada no estuário e conhecer esta espécie em seu habitat natural. O passeio é a principal fonte de renda de 50 famílias de pescadores que compõem a Associação de Jangadeiros do Pontal de Maracaípe.

O projeto, a um custo de R$ 2 milhões, será financiado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, que incluiu a proposta entre os 44 contemplados contemplados na seleção pública de projetos 2010, totalizando R$ 78,2 milhões. Ao todo, foram apresentadas 928 propostas em todo o País.

Fonte: Diário de Pernambuco

Você viu?

Ir para o topo